O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, um dos principais cartões-postais de Sorocaba, passará a funcionar temporariamente para a visitação do público de terça a sexta, a partir deste sábado (12), permanecendo momentaneamente fechado aos sábados, domingos e feriados.
O horário de funcionamento é das 10h às 16h, com limite de 40% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos preventivos de saúde e segurança contra a Covid-19. A medida é necessária, neste momento de pandemia, já que o zoo é um dos espaços que mais atraem visitantes, inclusive de diversas cidades da região, principalmente aos finais de semana.
“É muito importante que as pessoas se conscientizem e colaborem quanto às medidas preventivas de combate à Covid-19, neste momento delicado da pandemia em todo o nosso país. Tão logo a situação toda melhore, reabriremos o nosso querido Zoo aos finais de semana e feriados, mas este é um momento de cautela”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto.
O prefeito Rodrigo Manga vem tomando uma série de medidas, como ampliação de leitos Covid e aumento na fiscalização e penalidade das festas clandestinas e aglomerações, porém o município necessita da colaboração da população quanto ao cumprimento das medidas preventivas à pandemia.
Além disso, há vários esforços para acelerar a vacinação em Sorocaba. Nos próximos dias, o município receberá doses da vacina Pfizer e voltará a vacinar por idade, além de completar a imunização de outros grupos prioritários, como gestantes, pessoas com comorbidades e deficiência, além de profissionais da Educação e outros.
Sobre o Zoológico Municipal
Inaugurado em 1968, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque vem desempenhando um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de mil animais, de aproximadamente 250 espécies. É um dos maiores da América Latina nesse quesito.
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade ressalta que todos os visitantes devem cumprir os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e passa a funcionar temporariamente de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.
Meio Ambiente – Agência de Notícias