Prefeitura de Sorocaba lança campanha educativa de prevenção às queimadas nesta sexta-feira (11)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), lançará, nesta sexta-feira (dia 11), às 9h, a Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas 2021, no estacionamento da sede da Sema, localizada na Vila Hortência.


A solenidade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Sorocaba, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e contará com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Fazenda Nacional de Ipanema (Flona), Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, além de integrantes de secretarias municipais e autarquias da Prefeitura de Sorocaba.


Na ocasião, serão apresentadas as ações de conscientização que serão realizadas pela Sema, entre os meses de junho e outubro, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das queimadas à saúde pública e ao meio ambiente, além de contribuir para o combate das ocorrências no município.


As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, durante o período de estiagem, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fácil de ocorrer os focos de incêndios.


O ato contará ainda com apresentação da Campanha de Combate às Queimadas do Corpo de Bombeiro, com exposição do caminhão-bomba e equipamentos utilizados pela Corporação; exibição da Brigada de Incêndio da Flona e uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região, dentre os que mais sofrem com os incêndios, como o teiú, o tamanduá-bandeira e o jabuti, por exemplo.


A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência.


Problemas ocasionados pelas queimadas


As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.


Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.


Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao incêndio. Já, denúncias para que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realize fiscalização devem ser feitas pelo telefone 156; pelo WhatsApp: (15) 99129-2426, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal oficial da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. A prática é criminosa e a multa pode ultrapassar R$ 3.030,00, conforme a Lei Municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.

Meio Ambiente – Agência de Notícias