A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), apresenta todas as iniciativas realizadas pelo Poder Público, que visam dar destinação ambientalmente correta aos resíduos eletrônicos. Confira:
Cooperativas de Reciclagem
A Serpo mantém parceria com duas cooperativas de reciclagem, a Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região) e a Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba).
Nas duas unidades da Coopereso, é possível descartar computadores, ventiladores, aparelhos de TV, eletrodomésticos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Já, nos barracões da Coreso, são recebidos produtos eletroeletrônicos, com exceção de lâmpadas, pilhas e baterias.
Em ambas as cooperativas, o material é desmontado, selecionado e classificado. O que pode ser reciclado, como TVs, fios de cobre, plásticos e placas de circuito impresso, segue para reciclagem. O material reciclável é recolhido por empresas homologadas para recepção e manipulação desses produtos.
“A Prefeitura está muito atenta ao descarte correto desses resíduos e atua nesse processo de forma proativa, facilitando o acesso ao descarte e à informação da população”, afirma Darwin José Rosa, secretário da Serpo. Destaca, ainda, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) estabelece a obrigação de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos a promoverem a logística reversa de seus itens, resíduos e embalagens (saiba mais, abaixo).
Green Eletron
A população também pode destinar pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos que não funcionam mais na sede da Sema. A iniciativa de logística reversa ocorre por meio de um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional – Green Eletron, sem custo para o Poder Público.
A empresa gestora recolhe todo o material depositado no coletor instalado na Sema e promove a reciclagem e a destinação correta do lixo eletrônico. No coletor, a população pode descartar resíduos com dimensões máximas de 30 cm de altura e 60 cm de largura, como pilhas, notebooks, impressoras, celulares, tablets, monitores, escâneres, eletroportáteis em geral, fones de ouvidos, suprimentos de impressão, além de partes e peças de equipamentos eletroeletrônicos. Lâmpadas fluorescentes não estão incluídas para descarte nesse coletor.
A Green Eletron é a empresa gestora do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil, conforme acordo setorial firmado com o Governo Federal. Este acordo prevê metas de implantação de pontos de coleta em todo o país e aumento gradativo da coleta.
Metarreciclagem
Outra iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por meio do projeto Metarreciclagem, com o objetivo de reaproveitar o maior número de componentes de um computador fora de uso para a montagem de outra máquina e, assim, formar novos kits de informática.
O projeto recebe computadores, teclados, mouse e monitores e esses equipamentos são doados às entidades assistenciais cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), durante ações sociais. O restante do material armazenado é encaminhado para reciclagem na Coopereso, parceira da Prefeitura nesse projeto. Por sua vez, a cooperativa comercializa esses itens, possibilitando a destinação correta desses resíduos e gerando renda para os cooperados.
Acompanhe os endereços para descarte correto dos resíduos eletrônicos:
Barracões da Coopereso: localizados na Rua Ourinhos, 241, no Jardim Leocádia, e na Rua Benedito Ferreira da Silva, 266, no Jardim Zulmira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Barracões da Coreso: localizados na Rua Encarnação Rando Castelucci, 70, na Vila Colorau, e na Rua José Henrique Dias, 215, no Parque Vitória Régia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Pontos de coleta da Green Eletron: https://greeneletron.org.br/blog/mora-em-sorocaba-saiba-onde-descartar-seus-eletroeletronicos-sem-uso/
Sede do Metarreciclagem, localizada na Avenida Nove de Julho, 1.066, na Vila Barão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Sede da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Divulgação: Sedettur
Divulgação: Sedettur
Divulgação: Sedettur
Divulgação: Sedettur
Divulgação: Sedettur
Meio Ambiente – Agência de Notícias