Na cidade de Christiansburg, na Virgínia (EUA), biscoitos feitos por um grupo de escoteiras estão literalmente caindo do céu. Calma que a gente explica!
As jovens escoteiras em idade escolar tiveram a ideia de usar a tecnologia de drones provida pelo Google Wing para fazer entregas aos seus clientes, especialmente aqueles com comorbidades que ainda não podem sair de casa devido à pandemia.
A iniciativa tem feito o maior sucesso na cidade e, de quebra, todo mundo sai ganhando: a população, que se expõe menos nas ruas, e as escoteiras, que viram um grande aumento no número de vendas de biscoitos.
Drones do Google
Os drones foram oferecidos pelo projeto Wing (Asa, em tradução livre), do Google, uma empresa que futuramente deverá fazer parte da nossa vida cotidiana.
O Wing tem se especializado em entregas via delivery aéreo e faz testes em diversas cidades norte-americanas para aprimorar seus serviços, que devem se estender para milhões de pessoas nos próximos anos.
Imagina pedir uma pizza por telefone e assistir ela chegando na porta de sua casa trinta minutos depois, sendo entregue por um drone?!
Aumento das vendas
Por meio dos drones da Wing, as meninas da ‘Girl Scouts of Virginia Skyline’ têm se recuperado após meses de vendas ruins.
“Mesmo com o afrouxamento das restrições ocasionadas pela Covid, o método tradicional de venda de biscoitos fora de supermercados ou lojas é difícil este ano, e as vendas caíram cerca de 50% em relação aos anos anteriores”, disse Lia Reich, líder de comunicações globais da Wing.
“Dessa forma, foi uma combinação natural fazer parceria com as escoteiras para ajudá-las nessa situação”, completou Lia.
Os biscoitos estão disponíveis para entrega via drones através do aplicativo Wing ou o site da cidade de Christiansburg até o final de maio.
Lia diz está comprometida com a venda de 3 mil caixas de biscoitos, mas, se necessário, entregará mais.
Mudança do tradicional
Por décadas, os biscoitos de escoteiros foram vendidos em estandes do lado de fora de supermercados e outras lojas, de porta em porta nos bairros locais e por meio de familiares e amigos das crianças.
Em março de 2020, a organização nacional de escoteiros suspendeu as vendas de porta em porta e as cabines de biscoitos por causa da disseminação da Covid-19, tornando as vendas 100% online.
A temporada de venda deste ano em Christiansburg será mista, havendo tanto a opção online, quanto por entrega (via drones).
A presidente do ‘Girl Scouts of Virginia’, Nikki Williams, disse que há desafios para vender biscoitos de formas tradicionais e que a parceria com a Wing super ajudou as escoteiras na entrega dos biscoitos.
Embora as meninas não pilotem os drones, elas ajudam a preparar os pedidos e aprender sobre a tecnologia.
Clientela aprovou iniciativa
“Estamos vendo uma boa resposta à medida que as pessoas estão aprendendo sobre isso”, disse Nikki, acrescentando que seguindo as tendências de vendas nacionais, os biscoitos da linha ‘Thin Mints’ são os mais populares do mercado.
“O que acho o máximo sobre as escoteiras é que somos flexíveis e inovadoras”, disse Betty Garger, presidente da ‘Girl Scouts’ na cidade de Nova Jersey. “Tínhamos que ser criativas e fluir com o tempo. Cada empresa teve que se adaptar.”
Betty acredita que o programa vai crescer e os drones podem um dia entregar mais biscoitos, a nível nacional.
“Espero que o futuro reserve uma oportunidade para que os drones sejam usados em entregas a todos em todo o país”, disse ela. “Eu acho que este é um microcosmo realmente ótimo para ver como eles podem funcionar, pensando no futuro“.
Seria bem legal ter essa tecnologia a serviço dos brasileiros, né?! 😄]
Fonte: USA Today
Fotos: Reprodução / Google Wing
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar