Ação ocorreu por meio do programa “Adote uma Praça”
Uma grande Praça no Jardim Judith, localizada entre as ruas José Maria Hannickel e Professor Maria de Lourdes A. Cruz Swenson, na Zona Sul de Sorocaba, foi adotada pela Associação Rede do Bem e pela Takaguti & Vaccari Sociedade de Advogados. O termo de cooperação do programa Adote uma Praça, com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), foi assinado no dia 20 de maio, na sede da Sema.
O programa foi criado pela Lei Municipal nº 5.172, de 13 de agosto de 1996, regulamentado pelo Decreto nº 25.208, de 10 de outubro de 2019, e permite que cidadãos, assim como indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, ajudem o Poder Público a manter praças, parques, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer da cidade em perfeitas condições de uso à população.
Ao assinar o convênio, o interessado assume o compromisso de cuidar do local, mantendo limpos gramados, canteiros, bancos, passarelas e caminhos pertencentes à área adotada, além de realizar o controle de plantas daninhas e demais espécies infestantes. Em contrapartida, tem o direito de instalar placas de identificação da adoção do espaço, seja de um parque, praça ou de uma área verde, colocar informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária, sendo mesas, cadeiras, banquetas, luminárias, entre outros equipamentos.
“O Adote uma Praça é um ganho para todos. Para o empresário, inclusive, também atende aos quesitos de responsabilidade social. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, o programa contribui para o embelezamento da cidade, incremento da qualidade de vida, bem-estar e torna Sorocaba linda de verdade!”, afirma o secretário Antonio Prieto.
Segundo a advogada Vanessa Vaccari, uma das adotantes, a ideia de participar do programa surgiu porque ela reside em frente à Praça. “Tenho vivência em alguns países da Europa e a ideia de a comunidade adotar um local de convívio público é muito comum fora do nosso país. Passei essa ideia para a assistente social Silmara Araújo Guedes, da Associação Rede do Bem, uma instituição que faz atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade, da qual sou voluntária e, juntas, desenvolvemos essa iniciativa”, contou.
Além de cuidar do espaço público muito utilizado pela comunidade do entorno, a proposta é ainda gerar renda às famílias atendidas pela Rede do Bem, com o envolvimento delas na manutenção da praça. “Queremos utilizar a mão de obra dessas pessoas atendidas pela Rede do Bem para fazer a manutenção da praça, gerando renda a eles, além de melhorar o espaço de convívio do público na Praça, com benfeitorias, como implantação de floreiras, plantio de mais árvores, lixeiras e até criar um espaço para os cães, como uma pista de agility ou algo parecido. Queremos envolver a comunidade do entorno para cuidar e manter essa Praça limpa”, destaca a advogada.
Para participar do programa e adotar um espaço público, o interessado deve apresentar um ofício à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, com os documentos necessários, como: cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço (se pessoa física), uma carta de intenção, croquis da localização do espaço público e fotos do local, além da proposta em si.
As legislações e todos os modelos de ofício, carta de intenção e proposta podem ser conferidos no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca/. Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail: adoteumapraca@sorocaba.sp.gov.br.
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones: (15) 3219-2280 e 3219-2299.
Meio Ambiente – Agência de Notícias