Se você quiser visitr a Argentina e dar um pulinho no Peru, essa é a sua chance. O ‘Tren de la Quebrada’, primeiro trem turístico da América Latina movido a energia solar, percorrerá as montanhas de Jujuy a Cusco sem emitir gás carbônico.
Para viabilizar o projeto, painéis solares foram equipados no teto do único vagão do trem. O objetivo é focar na preservação do meio ambiente e mostrar que esse tipo de energia pode alimentar qualquer tipo de transporte ou empresa
A rota será das montanhas entre Jujuy, na Argentina, até Cusco, no Peru. “Este é um grande desafio, por que estamos desenvolvendo uma tecnologia nova para o transporte ferroviário do futuro”, explica Pablo Rodríguez, um dos coordenadores do projeto.
Foto: Conexão Planeta
Foto: Catraca Livre
De início, a linha vai utilizar um trem pequeno, do tipo “Alerce”, fabricado no próprio país, com capacidade para 240 passageiros. Na 1ª fase de operação do trem será feito um investimento de 9 milhões de dólares.
No Brasil, o consumo de energia solar tem aumentado a cada ano, com mais de 500 mil consumidores ativos no abastecimento empresas, agronegócios e, principalmente, as residências.
Fonte: Info Solar
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar