SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O cardeal Luis Tagle é um dos favoritos para se tornar o sucessor do papa Francisco.

 

QUEM É O CARDEAL LUIS TAGLE?

Filipino de 67 anos tem ideais mais progressistas. Antes arcebispo de Manila, Luis Tagle foi convidado em 2019 pelo papa Francisco a viver em Roma e ocupar o cargo de Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização – o que faz até hoje.

Foi chamado de “Francisco asiático”. Bergoglio elevou Tagle à posição de bispo-cardeal em 2020, indicando que ele poderia ser um possível sucessor ao papado. Assim como ele, Tagle possui extenso treinamento teológico e histórico, e mantém posições parecidas sobre os futuros rumos da Igreja Católica.

Defensor de ecologia e contra “palavras duras” a fiéis LGBTQIA+. Tagle também se posiciona a favor da comunhão de divorciados, mas acredita que isso deve ser analisado “caso-a-caso”.

Apesar de ideais liberais, é contra direito ao aborto e contracepção. Tagle chamou o aborto de “uma forma de assassinato” e defende que a igreja tome posições firmes contra leis que permitem a prática.

COMO FUNCIONA O CONCLAVE?

O conclave será iniciado no dia 7 de maio. A data foi decidida durante a quinta Congregação Geral, uma reunião a portas fechadas entre os cardeais -a primeira desde o funeral do papa Francisco.

Não há um período definido para o conclave. Os dois anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. No conclave mais longo da história recente, em 1922, a decisão final demorou 5 dias.