Fotos: Carlos Sales
Com muita animação e partilha de conhecimento, 29 crianças, da E.M. “Jaci Dourado Matielli”, visitaram a Câmara Municipal, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), na manhã da terça-feira (29), acompanhadas de professores e funcionários da Secretaria da Educação (Sedu), para participar do programa “Crianças na Política”.
A visita foi guiada pelo jornalista da Câmara, Carlos Garbo e teve início no Salão de Recepção “Salvadora Lopes”. Em seguida, conheceram os gabinetes dos vereadores e também ouviram a história a respeito dos símbolos no brasão de Sorocaba.
Os estudantes também visitaram o gabinete do Presidente da Câmara, Luis Santos, e aprenderam um pouco sobre a rotina de trabalho no local. Visitaram, ainda, a Rádio Câmara e o Plenário, onde assistiram a uma sessão que estava sendo finalizada e, por fim, foram ao Estúdio da TV Câmara.
Na sequência, o grupo se dirigiu até o gabinete do prefeito Rodrigo Manga, localizado no sexto andar do Paço Municipal.
Lilian Maria Pereira, professora dos alunos do 5º ano, desde que escola recebeu o convite da Câmara, conduziu um projeto em sala de aula para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o assunto. “Eles estavam muito motivados, foram fazendo perguntas na escola e fomos estudando durante a semana. Surgiram muitas curiosidades sobre a Câmara também, e fomos respondendo e tirando todas as dúvidas”, contou.
A diretora da escola, Karina Rodrigues Zago das Neves, acompanhou o grupo de crianças. “Essa proposta foi uma surpresa e uma oportunidade muito importante. O 5º ano já tem uma boa ideia sobre o que são os três poderes e a professora pôde discutir bastante o tema”, completou Karina.
Gustavo Maganhato, representando o secretário da Educação, Clayton Lustosa, na ocasião, explicou como aconteceu o início do projeto “Crianças na Política”. “A ideia dessa parceria é incluir esse assunto no processo educativo das crianças para que elas entendam como funcionam os três poderes. E saibam como é o trabalho na Câmara Municipal, o Legislativo, e na Prefeitura de Sorocaba, o Executivo”, explicou.