Foto: Álvaro Mestre

O curta-metragem “Saudosa floresta”, idealizado pela artista Marcia Mah, estreia nesta quarta-feira (16), às 19h, durante a Mostra Nacional de Curtas do Sesi, no Teatro do Sesi Sorocaba, localizado na Rua Duque de Caxias, 494, no bairro Mangal. A exibição gratuita é aberta ao público geral.

O projeto foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) na cidade, viabilizado com recursos do Governo Federal e executado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A obra é inspirada na canção “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, e apresenta a trajetória do menino do interior João Rubinato, que se torna um cantor nacional, e da Sabiá, ave símbolo do Brasil, dois amigos que se unem para conscientizar a sociedade sobre questões ambientais, por meio da música.

O enredo mostra os dramas e consequências vivenciadas pelos seres humanos e moradores da floresta, com o avanço do desmatamento. A história traz personagens, como cientistas, povos tradicionais, animais da fauna brasileira, crianças e adultos, com o intuito de ressignificar o conceito de lar e ressaltar que a emergência climática atinge a todos.

“Saudosa floresta” é uma produção inédita feita em 2D com a técnica de live-action, misturando cenas reais com desenhos voltada ao público infantojuvenil. Com roteiro assinado pela artista Marcia Mah, o curta-metragem também contou com letra da música e direção artística, ilustração e edição pelo cartunista e designer Barão do Pirapora; filmagens e edição pelo cineasta Juca Mencacci; produção-executiva e arranjo musical pelo músico Luiz Anthony; sonorização por Maurício Nogueira; além da participação do ator Alexandre Franklin.

Como contrapartida do edital, Marcia Mah fará, em breve, apresentações da obra em escolas municipais e espaços públicos, despertando a percepção da importância do patrimônio natural do território brasileiro e sua diversidade.