A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), iniciou a segunda semana de atividades educativas da campanha “Maio Amarelo”, nesta segunda-feira (10). As ações são diárias, nos cruzamentos de ruas e avenidas em pontos estratégicos da cidade, e têm como objetivo a conscientização de todos os agentes envolvidos sobre segurança no trânsito.
“Temos constatado no dia a dia, diante da reação de motoristas e pedestres, que a aceitação da campanha está sendo muito positiva. Inclusive, há pedestres que sugeriram que essas iniciativas sejam feitas mais vezes, que continuem mesmo depois da campanha ‘Maio Amarelo’”, destaca o encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.
As ações ocorrem das 9h às 11h e das 13h às 15h, cada dia em um local específico. Estre os dias 10 e 14 de maio, estão programadas 10 atividades, em nove pontos da cidade. Nesta segunda-feira pela manhã, o local definido foi a Av. Antônio Carlos Comitre, onde mímicos chamavam a atenção dos cidadãos sobre o uso correto da chamada Faixa Viva, na travessia de pedestres. À tarde, a mesma inciativa ocorrerá na faixa elevada ao lado da Rodoviária.
Ao longo desta semana, as ações educativas vão ocorrer também na região da Praça Lions, Av. Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), Av. São Paulo (próximo à Igreja Santo Antônio), Av. Dr. Afonso Vergueiro (saída para a Av. General Osório), Av. Ipanema x Rua Maciel Baião e Av. Ipanema x Av. Votuporanga e, mais uma vez, na a Av. Antônio Carlos Comitre, bem como junto à Rodoviária.
As atividades escolhidas para a campanha serão alternadas de acordo com o temporizador semafórico, para transmitir as informações também por meio de painéis. “Os painéis são usados quando a temática apresentada é a segurança dos motociclistas. Já, os mímicos atuam sobre a Faixa Viva. Estamos, dessa forma, chamando a atenção da população sobre a prevenção aos acidentes de forma geral, para garantir mais segurança no trânsito a motoristas, pedestres e demais elementos que compõem a mobilidade urbana”, explica Farias.
O modelo de campanha foi definido dessa forma, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, evitando ações presenciais que gerem aglomerações ou algum tipo de contato direto com a população. A iniciativa foi instituída com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que, neste ano, tem como slogan “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
Urbes – Agência de Notícias