Saae ganha novo Centro Administrativo

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (22), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou a entrega e inauguração do seu novo Centro Administrativo, localizado na avenida Camilo Júlio, no Jardim Ibiti do Paço, junto ao seu Centro Operacional.

“A implantação deste prédio demonstra o comprometimento e o crescimento do Saae, que acompanha o ritmo da cidade, como deve ser. A autarquia tem agora um Centro Administrativo à altura das grandes obras que finalizou recentemente e das que se encontram em pleno andamento, como a adequação da canalização do córrego Supiriri, as ampliações das Estações de Tratamento de Esgoto Pitico e S 1 e a implantação do Sistema Produtor de Água Tratada Vitória Régia”, destacou a prefeita Jaqueline Coutinho em sua participação no evento.

Por sua vez, o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, agradeceu aos funcionários presentes pela dedicação no dia a dia de trabalho, “e principalmente neste período de pandemia, em que os serviços de saneamento são fundamentais”. Mauri Pongitor fez ainda uma homenagem ao funcionário Antônio Carlos Melo, o “Tonhão”, “que por mais de três décadas se dedicou à autarquia e que infelizmente perdemos para a Covid-19”. Finalizando, Pongitor destacou que “o novo prédio, projetado pelo arquiteto da autarquia Márcio Moscardo, é um presente de todos os funcionários ao Saae/Sorocaba, que no próximo dia 31 de dezembro completa 55 anos de sua criação”.

Mudança necessária

O novo edifício administrativo do Saae/Sorocaba foi concebido para abrigar os setores que atualmente estão localizados nas unidades do Jardim Santa Rosália e na rua Sevilha, na Vila Hortência, que não mais comportam o atual número de funcionários e equipamentos, devido ao crescimento natural da autarquia. A transferência das diretorias, departamentos e setores administrativos para o novo espaço vai ocorrer no próximo mês de janeiro.

Os projetos do novo Centro Administrativo foram desenvolvidos a partir de estudos de concepção elaborados pelo corpo técnico da autarquia, devidamente aprovados junto à Prefeitura de Sorocaba e Corpo de Bombeiros. Concluídas no período de um ano, as obras do novo prédio foram desenvolvidas com fundações e estruturas pré-moldadas de concreto e para o fechamento externo foram empregados painéis pré-fabricados de aço galvanizado, com núcleo de material isolante, enquanto que as divisórias internas são de vidro e gesso.

Espaços definidos

No total, são 4.889,00 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, começando pelo subsolo, que será utilizado como estacionamento e área técnica.

O pavimento térreo será ocupado por setores que receberão público externo, incluindo a recepção, duas salas de reuniões voltadas para a realização de licitações, separadas por divisórias móveis, que podem ser deslocadas e transformadas em um espaço para eventos. Neste pavimento também estará localizado o auditório, voltado para treinamentos e palestras aos servidores, e mais o Setor de Protocolo Geral e o Arquivo, além de um espaço que será ocupado pelo posto de atendimento bancário, para uso dos funcionários da autarquia.

O primeiro andar será ocupado pelos setores relacionados à Diretoria Administrativa e Financeira, tais como Tecnologia e Informação, Departamento de Administração de Pessoal, Departamento Financeiro, Departamento Administrativo e Departamento de Receita.

No segundo andar estarão localizados os departamentos jurídicos, incluindo Departamento de Execução Fiscal e Administrativo e Departamento de Contencioso Geral e Legislativo, além da Assessoria Técnica e de Comunicação, Controladoria e Diretoria-Geral.


Em todos os pavimentos há uma sala técnica para manutenção da infraestrutura, banheiros, copa, área de apoio para limpeza e sala de reunião. Todo o sistema de iluminação é composto de lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas, e as instalações elétricas e de dados são embutidas no piso. O novo prédio conta ainda com um gerador, para suprir eventuais falhas no fornecimento de energia elétrica.


O Centro Administrativo da autarquia conta também com um reservatório de água potável, um reservatório de água exclusivo para o sistema de proteção e combate a incêndio, e um terceiro reservatório, que será utilizado para o reúso das águas pluviais captadas no telhado, as quais serão utilizadas nos sanitários.


O sistema de ar-condicionado do novo prédio é do tipo VRF, um sistema de condicionamento de ar central, do tipo multi split, que permite o controle de temperatura em cada ambiente. O prédio conta também com dois elevadores, sistema de proteção e combate a incêndio e estacionamento com 130 vagas.

Participaram também da cerimônia os secretários Marcelo Andrade (Comunicação) e Suélei Gonçalves Flores (Recurso Humanos).

Fotos: Alexandre Lombardi/Secom