
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba finalizou a limpeza e retirada de mato e algas do lago no Parque da Vila Formosa, na Zona Norte da cidade. A intervenção ocorre periodicamente, para auxiliar na manutenção do local e evitar a proliferação das plantas que podem prejudicar a vida aquática.
O serviço, que teve início em 20 de fevereiro e terminou nesta quarta-feira (26), foi executado por equipes de servidores da autarquia. Na ação, foram mobilizadas duas equipes, uma retroescavadeira e um caminhão para a retirada dos resíduos.
Paralelamente, equipes no solo e em embarcação, de forma manual, utilizaram um bambu preso a uma corda, delimitando a área já limpa e, consequentemente, arrastando a vegetação a ser retirada para um ponto do lago ao alcance da retroescavadeira. Além disso, foi feita toda a roçagem das encostas no entorno do lago.
A vegetação removida do lago foi descartada no Aterro de Inertes pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em caminhão com capacidade para até seis metros cúbicos, também utilizado na operação.
Esse foi o mesmo sistema adotado pelo Município para realizar a limpeza nos lagos do Parque das Águas e da Bacia de Contenção do Abaeté, desde 2021, e no próprio Parque da Formosa, em 2022.
O Parque da Formosa tem início na Vila Formosa e acesso pela Rua Andrelino de Souza. Com área total de aproximadamente 180 mil metros quadrados, o espaço natural, inaugurado em 2009, percorre parte da Zona Norte, pelos bairros Maria Antônia Prado, São Mateus e São Conrado, ao longo do córrego que atravessa essa região. O local possui quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e de alongamento, campos de futebol, playground, praças, quiosques e sanitários.