Gabriel Fernandes Mello Ferreira, 16 anos, de Itajaí (SC) criou um sistema de filtragem para reter microplásticos da água. O projeto filtrou quase a totalidade das partículas de plástico durante um teste realizado através de uma simulação.
Os microplásticos são pequenas partículas geradas pelos produtos de plástico, que, quando descartados de maneira incorreta, quebram em pequenos pedaços até se transformarem em partículas com menos de 5 milímetros.
Surpresas nada positivas
Aliás, enquanto pesquisava, o estudante do Colégio São José se surpreendeu quando descobriu que uma pessoa pode consumir até 121 mil partículas de microplástico por ano apenas bebendo água. 😱
“Isso se deve muito pela presença de microplásticos na água tratada, pois diversos estudos mostram que as estações de tratamento de água não conseguem reter microplásticos, pois não possuem um mecanismo específico para esta partícula”, explica Gabriel.
Foto: Ciclo Vivo
A Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 70% do abastecimento de Itajaí e Navegantes, enxergou tanto potencial no projeto do estudante que irá utilizar o filtro em seus processos de tratamento.
Parabéns, Gabriel! 💜
Fonte: Ciclo Vivo
Quer ver um vídeo inspirador? Dá o play!
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar