O movimento islamista palestino Hamas já entregou dois dos seis reféns que estão previstos para serem libertados neste sábado, 22 de fevereiro, na Fita de Gaza, porquê segmento do conciliação de cessar-fogo com Israel.
Os dois libertados são Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39 anos. Eles foram entregues à Cruz Vermelha em Rafah, no sul de Gaza.
Shoham, cidadão com dupla nacionalidade israelense e austríaca, foi sequestrado no ataque de 7 de outubro, quando ia visitar seus sogros no Kibutz Be’eri, ao lado de sua esposa e seus dois filhos, segundo veículos de informação israelenses.
Já Mengistu, de origem etíope e cidadania israelense, estava cativo em Gaza há mais de uma dezena.
Cercados por dezenas de milicianos armados do Hamas e em um intercâmbio menor do que o anterior, em segmento devido ao tempo pluvial na região, os dois israelenses foram levados a um palco onde fizeram declarações.
O Hamas entregou-lhes um documento, e eles já estão a caminho da fronteira com Israel.
Outro refém, Hisham al-Sayed, de 37 anos, que entrou na Fita de Gaza em abril de 2015, deve ser libertado em outro lugar. Segundo informações da Al Jazeera, que cita fontes próximas, ele será entregue sem cerimônias.
Do lado israelense, está prevista a libertação de muro de 600 prisioneiros palestinos.
Desde a ingresso em vigor do cessar-fogo, em 19 de janeiro, esta é a sétima troca de reféns por prisioneiros.
Leia Também: Trump critica Biden por comprar petróleo à Venezuela e “fortalecer” Maduro