Um grave acidente de trânsito deixou pelo menos 30 mortos e 15 feridos nesta segunda-feira (17) em Yocalla, na região de Potosí, sul da Bolívia. De combinação com informações da polícia sítio, um ônibus de passageiros saiu da pista e despencou em um caimento de aproximadamente 800 metros de fundura.

 

As equipes de resgate continuam trabalhando no sítio para restaurar os corpos e prestar socorro às vítimas. “Até o momento, contabilizamos pelo menos 30 vítimas fatais, que estão sendo levadas ao necrotério”, afirmou o coronel Victor Benavides à escritório de notícias AFP.

O acidente ocorreu em uma estrada estreita de mão dupla que liga as cidades de Potosí e Oruro. Segundo relatos da prensa sítio, a principal hipótese das autoridades é que o veículo trafegava em subida velocidade, o que pode ter levado o motorista a perder o controle do ônibus. “Aparentemente, ele não conseguiu frear a tempo”, explicou o coronel Benavides.

Entre os feridos, ao menos três são crianças. As vítimas foram encaminhadas a hospitais da região, e algumas estão em estado grave.

Leia Também: Sobe para dez número de mortos em deslizamento de terras na China

Esse é o acidente de trânsito mais inevitável registrado na Bolívia em 2025. No final de janeiro, outro ônibus tombou na mesma região de Potosí, causando a morte de 19 pessoas.

De combinação com o Ministério do Interno boliviano, muro de 1.400 pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito no país. O excesso de velocidade, a imprudência dos motoristas e falhas mecânicas são os principais fatores que contribuem para essas tragédias. Segundo o Observatório Boliviano de Segurança Cidadã, o departamento de Potosí responde por 10,6% de todos os acidentes fatais registrados no país.