O TikTok está novamente disponível para download nos Estados Unidos, em seguida o presidente Donald Trump provar flexibilidade em relação à proibição da plataforma no país. O aplicativo havia sido removido das lojas da Apple e Google, mas agora pode ser baixado e atualizado normalmente.

 

A rede social continua funcionando graças a uma prorrogação de 75 dias, assinada por Trump em 21 de janeiro, um dia depois de sua posse. A medida suspende temporariamente as restrições impostas pelo governo anterior de Joe Biden, que previa o bloqueio do TikTok por razões de segurança vernáculo.

Na última quinta-feira, Trump declarou que o prazo para que o TikTok se desvincule da empresa-mãe ByteDance, da China, pode ser ampliado. “Evidente que pode ser estendido, mas vamos ver”, afirmou o presidente em entrevista na Mansão Branca. No entanto, ele disse crer que a extensão pode não ser necessária, pois “há muitas pessoas interessadas” em comprar o TikTok.

O bloqueio do aplicativo ocorreu devido a uma lei aprovada em abril, que dava à ByteDance um prazo de nove meses para vender suas operações nos EUA a um comprador que não fosse considerado um “competidor” do país.

Nos últimos dias, Trump assinou uma ordem executiva orientando os departamentos do Tesouro e do Negócio a gerar um “fundo soberano” para comprar a plataforma de vídeos curtos. Aliás, o presidente mencionou que a Microsoft estaria em negociações para comprar o TikTok, embora ainda não haja confirmações oficiais sobre um verosímil tratado.

Leia Também: Brics estuda medidas para regular Inteligência Artificial