RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Yasmin Brunet, 36, recebeu diagnósticos errados antes de desenredar que tinha lipedema.

 

A protótipo passou por um processo de emagrecimento nos últimos meses e perdeu 14 kg. “Meu lipedema afeta principalmente do joelho para grave, mas também um pouco na coxa. Eu estava superinflamada. No BBB, engordei muito. Já entrei um pouco supra do peso porque estava inflamada, e lá engordei mais ainda. Nunca estive tão inflamada na minha vida. Sentia muita dor e sempre pedia remédio para a produção. Até logo, eu não sabia que tinha lipedema. Achava que era problema de circulação”, contou a protótipo ao jornal O Orbe.

Brunet buscou tratamentos para o acúmulo de gordura, mas sem sucesso. “Já tinha ido a angiologistas e especialistas vasculares. Sempre me diagnosticavam com edema linfático. Quem sofre disso toma diuréticos e faz massagens para reter menos líquido, mas eu nunca melhorava. Não fazia massagem porque, quando tocavam minha perna, eu gritava de dor. A sensação de estar inflamada com lipedema é porquê tocar em uma ferida ensejo. Não suportava o toque”, desabafou.

A filha de Luiza Brunet explicou porquê o lipedema agravado pode impactar em sua rotina. “Quando o lipedema está muito inflamado, porquê acontecia comigo no BBB, você não consegue permanecer em pé, andejar, nem se movimentar recta. Sente peso, dor, desconforto e perde mobilidade. Não consegue passar, permanecer muito tempo em pé ou sentado porque tudo dói. É um desconforto uniforme”, listou.

Leia Também: Após alta médica, Preta Gil celebra momento importante e diz que continua lutando bravamente