SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – São Paulo e as cidades da região metropolitana deverão ter um dia quente nesta quarta-feira (12), resultado da chegada ao Sudeste da vaga de calor que afeta o Rio Grande do Sul.
A previsão é que ao longo do dia o sol apareça entre nuvens e as temperaturas fiquem elevadas, segundo o CGE (Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura paulistana.
Os termômetros devem marcar entre 21°C e 33°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas rápidas e isoladas.
Desde o primícias de janeiro a Resguardo Social Municipal mantém a capital paulista em estado de atenção para altas temperaturas.
Nestas situações, de tratado com o órgão, é recomendado suspender exercícios físicos ao ar livre entre 11h até às 16h, tomar muita chuva, usar protetor solar e se provável, se manter protegido do sol. Atenção peculiar para as crianças e idosos que desidratam mais rapidamente.
FRENTE FRIA LEVA TEMPESTADE AO RS
Enquanto a vaga de calor avança para outros estados, as cidades gaúchas sentirão o impacto de uma frente fria que deve provocar fortes chuvas. Segundo a empresa Climatempo, o encontro da volume de ar associada primeiro fria com a volume de ar quente cria um cenário propício para a formação de tempestades severas, com rajadas de vento, raios e, em algumas áreas, queda de saraiva.
As áreas mais afetadas pelos temporais devem ser a região serrana, a campanha gaúcha e região metropolitana de Porto Prazenteiro.
Com isso, a temperatura máxima na capital gaúcha, que foi de 39,5°C nesta terça (11), segundo o Inmet (Instituto Pátrio de Meteorologia), pode permanecer em 34°C. O órgão mantém até as 18h desta quarta o alerta de grande risco de calor para a maior secção do estado.
Leia Também: Como amadurecer abacate verde de forma rápida em casa