Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Chuva e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a término de manter o sistema preservado e em condições de funcionamento pleno, realiza o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do regato Chuva Vermelha. As intervenções, que tiveram início no término de janeiro deste ano, são necessárias para que o sistema permaneça em plenas condições para comportar os períodos de chuvas e o consequente aumento do nível do manancial.

A previsão da autonomia é que os trabalhos no sítio sejam concluídos até o término do primeiro semestre deste ano, com a remoção de murado de 5 milénio metros cúbicos (400 caminhões) de resíduos. A ação consiste na escavação dos bancos de areia, com o tarefa de escavadeira hidráulica e de caminhões para o transporte do material, que vem sendo retirado e depositado em aterro propício. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo repleto em dias de chuva.

O RDC Chuva Vermelha é responsável pelo combate aos alagamentos, que antes ocorriam nos períodos de chuvas, sobretudo nos cruzamentos da Avenida Washington Luiz com a Rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, assim uma vez que com a Av. Comendador Pereira Inácio, e a Av. Barão de Tatuí com Rua Abrão de Mahuad.

O sistema é dividido em duas bacias, sendo a primeira, sítio da mediação atual, com 12.750 m² de extensão, com capacidade para sustar 31.875 m³ de chuva, nos periferia das avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln, e da Rua Padre José Carlos Simões.

No término de 2020 e durante todo o ano de 2021, o Saae/Sorocaba também efetuou o desassoreamento desse “piscinão” e removeu murado de 30 milénio metros cúbicos (2.500 caminhões) de material na idade.

Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é complementado pela segunda bacia de contenção que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no interceptação da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus. Esse reservatório tem 29.900 m² de extensão e capacidade de armazenamento de 74.750 m³ de chuva. No primeiro semestre do ano pretérito, a autonomia realizou o desassoreamento nessa extensão, com a utilização de duas escavadeiras hidráulicas, sendo uma delas do tipo anfíbia (flutuante), e retirou mais de 10 milénio metros cúbicos (714 caminhões) de resíduos.