A invenção do asteroide 2024 YR4, no final de 2024, chamou a atenção da comunidade científica. Com tamanho estimado entre 40 e 100 metros de largura, o objeto espacial foi identificado pela Filial Espacial Europeia (ESA) e, segundo cálculos iniciais, apresentava 1,2% de chance de atingir a Terreno em 2032.

 

No entanto, um novo levantamento do Center for Near Earth Object Studies (CNEOS), da NASA, revelou que essa verosimilhança dobrou, chegando agora a 2,3%.

Embora a porcentagem pareça pequena, a NASA considera esse número significativo e vasqueiro. “Conseguir um caso com uma verosimilhança tão subida, uma vez que 2%, é um tanto proeminente para nós”, afirmou Davide Farnocchia, engenheiro da filial, em entrevista à ABC News.

O 2024 YR4 foi classificado uma vez que nível 3 na Graduação de Turim, que mede o risco de impacto de corpos celestes em uma graduação de 0 a 10. Isso significa que, embora o risco ainda seja considerado plebeu, ele merece monitoramento contínuo.

Especialistas continuarão acompanhando o asteroide para refinar as previsões e instaurar se a prenúncio de colisão poderá aumentar ou ser descartada nos próximos anos.

Leia Também: O asteroide Bennu e seu grande potencial em causar um inverno de impacto