Um boneco de Vinícius Júnior criado para a tradicional sarau Fallas de Valência, na Espanha, causou controvérsia posteriormente ser apresentado. A figura, feita pelo artista espanhol Víctor Navarro Granero, retrata o jogador vestindo uma camisa metade do Real Madrid e metade da seleção brasileira, segurando um troféu em formato de cocô dourado. A obra, que faz secção da celebração conhecida por sua irreverência e sátira, gerou revolta em alguns torcedores, levando o artista a receber ameaças de morte e insultos pelas redes sociais.
Granero explicou que a peça não tem a intenção de ofender o desportista, mas satirizar o Real Madrid, que foi criticado por sua postura posteriormente Vinícius não vencer a Esfera de Ouro no ano pretérito. “A sarau é sobre folgar e satirizar sem intenção de ofender. Infelizmente, as pessoas perdem o saudação na internet”, disse o artista, que colocou suas redes sociais em modo privado posteriormente os ataques. Ele destacou que outros jogadores e políticos já foram alvos de peças similares nas edições anteriores da sarau.
As Fallas de Valência, declaradas Patrimônio Impalpável da Humanidade pela Unesco, são conhecidas por exibir bonecos gigantes que, em sua maioria, são queimados no fecho do evento, simbolizando a renovação. As peças, que satirizam figuras públicas, participam de uma votação popular para sentenciar quais serão poupadas da fogueira e preservadas no Museu Fallero. Leste ano, a exposição acontece até 14 de março, na Cidade das Artes e das Ciências de Valência.
Apesar da polêmica, Granero fez um invitação aos brasileiros: “Venham a Valência saber nossa sarau e entender o espírito dessa celebração”. Ele afirmou que, apesar das ameaças, não pretende dar mais atenção ao caso, reiterando o objetivo humorístico e cultural de sua obra.
Leia Também: Homem sofre violência sexual em briga de torcidas em Recife