Muitos jovens sonham com a carreira de astronauta e trabalhar na icônica NASA. No entanto, se para a grande maioria isso não passa de um sonho distante, para Wolf Cukier, 17 anos, é a mais pura realidade.
Ele arrumou um estágio de verão na NASA e, com apenas 3 dias de emprego, descobriu um novo planeta. Isso que é comprometimento!
Foto: Ben Cukier
Na época da descoberta, em 2019, o jovem tinha acabado se ser aprovado em um estágio de verão de 2 meses da NASA, no Goddard Space Flight Center. Cukier vive em Nova York e, além de ser um gênio, teve a sorte de ver os dados certos na hora certa.
O novo planeta fica a uma distância de 1.300 anos-luz da Terra e voltou a circular na internet nas últimas semanas.
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER
A descoberta
Logo que começou a estagiar na NASA, Cukier ficou encarregado de examinar os dados transmitidos através do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) – um telescópio espacial que procura planetas fora do nosso sistema solar.
“Cerca de três dias após o início do meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338b. No início, pensei que era um eclipse estelar, mas depois descobri que era um planeta”, relembra o adolescente.
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER
A diferença entre os outros planetas do sistema solar é que este orbita em torno de duas estrelas ao mesmo tempo e isso era exatamente o que ele estava procurando!
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER
Em seguida, Cukier mostrou as imagens ao seu mentor, que confirmou que se tratava de um novo planeta: “Eu levei para o meu mentor, olhamos os dados das estrelas e notamos duas quedas adicionais na luz, então começamos a fazer análises para ver se realmente poderia ser um planeta”, afirma.
Foto: reprodução/Twitter @jessi
Reconhecimento merecido
As últimas imagens geradas por computador e lançadas recentemente na internet, viralizaram e o novo planeta cresceu em popularidade, com mais de 1,2 milhão de curtidas e 257 mil retuítes.
E o melhor de tudo: muita gente reconhecendo que o grande responsável pela descoberta foi um garoto de 17 anos.
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER
Seus próximos passos? Hoje ele já voltou para casa, onde está concluindo o ensino médio,. Mas seus sonhos são altos e sua vida está apenas começando.
“Pretendo estudar física e astrofísica”, diz ele. “A partir daí, uma carreira em pesquisa espacial é atraente”, reforça.
Com este currículo aos 17 anos, ninguém duvida que Cukier conquistará muita coisa! 👏
Fonte: BBC
Mais uma história para te inspirar! 👇
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar