SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma rapariga de dois anos foi baleada na cabeça quando voltava da praia para moradia no Rio de Janeiro. Ela é a 47ª pessoa baleada na cidade desde 1º de janeiro, segundo dados do Queimação Cruzado.

 

A moçoilo estava acompanhada da mãe, tia e irmãos quando foi atingida. O caso aconteceu na avenida João Ribeiro, no bairro de Pilares, na tarde do domingo (26).

Ela foi levada ao hospital, passou por cirurgia e está internada em estado seguro. Em nota, o Hospital Municipal Souza Aguiar afirmou que o quadro da pequena “inspira cuidados”.

Projéctil dilacerou secção do crânio da rapariga, informou pai. Em entrevista à TV Orbe, o pai da moçoilo explicou que, segundo os médicos, o cérebro dela não foi atingido, mas ficou inchado por motivo do impacto do tiro.

Não há informação sobre de onde partiu o disparo. Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que não havia operação policial na região. O caso foi guiado à 23ª DP do Méier, segundo a PMERJ. A Polícia Social foi procurada pela reportagem e não deu informações sobre o caso.

A moçoilo é a 47ª pessoa ferida por tiro na cidade do Rio de Janeiro em 2025. Os dados são da plataforma Queimação Cruzado.

Ela também é a primeira moçoilo baleada em 2025 no Rio. Segundo o Instituto Queimação Cruzado, outras duas pessoas menores de 18 anos, ambas adolescentes (de 12 e 14 anos) foram atingidas desde o início do ano na capital e na Região Metropolitana.

Ao todo, 26 crianças foram baleadas no Rio e na Região Metropolitana do Rio em 2024. Levante foi o maior número de vítimas registrado na cidade desde o início das métricas da organização, em 2016.