A ‘E-Glove’ (Enhanced Gesture transLation for Improving Vocal Experiences) é uma luva eletrônica experimental capaz de traduzir, em tempo real, determinados movimentos das mãos e transformá-los em palavras ou frases, podendo se tornar uma ferramenta excelente para quem tem dificuldade de comunicação.
O objetivo desse experimento é ajudar pessoas com diferentes tipos de patologias a se comunicarem melhor. Por exemplo, pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou, até mesmo, pessoas com distúrbios do espectro do autismo.
Como funciona
A luva, por meio de sensores inerciais, coleta dados de alta frequência e os processa. Esses dados são enviados via Bluetooth para um smartphone, que contém um banco de dados com os gestos personalizados do usuário.
Um algoritmo permite entender se o gesto realizado está entre os gravados e, a partir disso, o converte em voz através de um sintetizador. A luva já está em fase de testes de campo com pacientes, especificamente com a colaboração de jovens autistas.
O objetivo da luva é criar um novo dispositivo para pessoas com dificuldade de se comunicar. Foto: Positizie It
A tecnologia da E-Glove nasceu nos laboratórios da Universidade de Camerino, na Itália, graças à uma ideia da Limix, empresa de computadores, que desenhou e desenvolveu uma luva que permite a tradução da linguagem dos sinais.
Fonte: Positizie It
E aí, quer ver uma história inspiradora? Dá o play!
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar