Se o Pix domina nos pagamentos de pessoas físicas, entre as empresas a preferência ainda é pelo boleto bancário. Segundo pesquisa feita pela Qive (antes conhecida por Arquivei) com pedestal da Endeavor, o boleto bancário é o método de pagamento usado com maior frequência por 65% das empresas brasileiras, primeiro do Pix, com 33%, e do cartão de crédito, que tem exclusivamente 2% das preferências.

 

A preferência pelo boleto é atribuída a questões uma vez que segurança e compatibilidade com os sistemas, segundo o estudo da Qive, que é uma plataforma de gestão de documentos fiscais e financeiros. A pesquisa aponta que o boleto oferece comprovantes mais padronizados e rastreáveis. Outrossim, o processo de pagamento tem múltiplas aprovações, de modo a reduzir riscos, e permite mais tempo para revisão e aprovação diante do cume volume de transações. Para completar, alguns sistemas de gestão empresarial não possuem integração completa com o Pix.

A pesquisa ouviu 400 empresas de todas as regiões do Brasil entre os dias 23 de setembro e 18 de outubro de 2024. As companhias são dos mais diversos setores – incluindo serviços, sustento, tecnologia, saúde e indústria – abrangendo desde microempresas a grandes empresas, com faturamento supra de R$ 300 milhões.

Leia Também: Governo Lula promete manter Auxílio Gás após ficar sem dinheiro para pagar benefício