Pelo menos 66 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas em um incêndio no hotel Grand Kartal, localizado em uma estação de esqui na região noroeste da Turquia. O incidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h27 no horário lugar (21h27 no horário de Brasília), no restaurante do hotel de 12 andares, situado no resort Kartalkaya, nas montanhas Koroglu.

 

O ministro do Interno da Turquia, Ali Yerlikaya, declarou no lugar: “Nossa dor é imensa”. Segundo a emissora NTV, o revestimento em estilo chalé, feito de madeira, pode ter contribuído para a rápida propagação do queimada.

As autoridades enviaram 30 caminhões de bombeiros e 28 ambulâncias para o lugar, mas o chegada foi dificultado pela localização do hotel, que fica próximo a um penhasco. Por sobreaviso, hotéis vizinhos foram evacuados, e os hóspedes foram realocados para outras acomodações da região.

O hotel, com 161 quartos, estava com murado de 80% a 90% de ocupação devido ao período de férias escolares, abrigando mais de 230 hóspedes. Testemunhas relataram que o sistema de detecção de incêndio não funcionou. “Minha esposa sentiu cheiro de fumaça, mas o rebate não disparou”, disse Atakan Yelkovan, um hóspede do terceiro andejar, à escritório IHA. “Tentamos subir, mas havia chamas. Descemos correndo e saímos do prédio. Levou murado de uma hora para os bombeiros chegarem”, contou.

O ministro da Justiça da Turquia, Yilmaz Tunc, designou seis promotores para liderar a investigação sobre o incidente, cuja culpa ainda é desconhecida. Ministros da Saúde, Interno e Cultura eram esperados no lugar ainda nesta terça-feira.

Leia Também: Incêndio em resort de esqui na Turquia deixa pelo menos 10 mortos