John Sykes, renomado guitarrista que marcou sua curso nas bandas Whitesnake e Thin Lizzy, faleceu aos 65 anos depois uma longa guerra contra o cancro. A notícia foi confirmada em um expedido divulgado nesta segunda-feira, 20 de janeiro, na página solene do artista.

 

“Com grande tarar, compartilhamos que John Sykes faleceu depois enfrentar denodadamente o cancro. Ele será lembrado por muitos uma vez que um músico de talento extraordinário, mas para aqueles que o conheceram de perto, era um varão atencioso, bondoso e carismático, cuja presença iluminava qualquer envolvente em que estivesse”, diz o expedido.

O texto também destacou a gratidão de Sykes por seus fãs: “Nos seus últimos dias, John falou sobre o paixão e a gratidão sinceros que sentia pelos fãs que o apoiaram ao longo de todos esses anos. Embora sua perda seja profundamente sentida, esperamos que a luz de sua memória brilhe mais possante do que a sombra de sua carência.”

De concordância com a Forbes, John Sykes foi coautor de quase todas as músicas do icônico álbum homônimo do Whitesnake, lançado em 1987, que inclui sucessos uma vez que “Still of the Night” e “Is This Love”. Apesar do sucesso do disco, ele foi dispensado da orquestra logo depois o lançamento.

Posteriormente deixar o Whitesnake, Sykes fundou a orquestra Blue Murder, onde permaneceu até a rescisão do grupo em 1994. Dois anos depois, ingressou nos Thin Lizzy, onde assumiu os vocais e a guitarra até 2009.