Fotos: Secretaria da Instrução (Sedu) / Divulgação
Conquista reúne esforço conjunto da Subdivisão de Alimento Escolar com equipe do CEI-122
As atividades desenvolvidas pela Subdivisão de Alimento Escolar, da Secretaria de Instrução (Sedu), foram reconhecidas, na última sexta-feira (17), com o proclamação da conquista da premiação da 6ª Jornada de Instrução Fomentar e Nutricional (EAN), realizada pelo Fundo Pátrio de Desenvolvimento da Instrução (FNDE).
A iniciativa selecionou 20 municípios, dentre os 1.712 participantes que promoveram a alimento saudável, por meio de ações realizadas no ano letivo de 2024, nas escolas públicas da instrução básica atendidas pelo Programa Pátrio de Alimento Escolar (PNAE).
“Manducar com prazer, atenção e companhia” foi o tema premiado, trabalhado junto às turmas do Meio de Instrução Infantil (CEI-122) “Nelson Fonseca”, unidade convidada para participar diretamente do projeto que rendeu a premiação a nível pátrio.
Com o objetivo de desenvolver uma boa relação da gaiato com o manjar, a equipe escolar contou com o seguimento da nutricionista da Sedu, Renata Falcato Catini, no pedestal e coordenação de atividades voltadas à 128 alunos, de zero a quatro anos, que se estendeu, também, à comunidade escolar.
Para os profissionais da superfície que atuam no município, a premiação simboliza um marco na história da alimento escolar de Sorocaba, enaltecendo o trabalho desenvolvido em parceria com as unidades de ensino. Em decorrência do bom desempenho, o projeto sorocabano fará secção de um livro nutricional elaborado pelo próprio FNDE, ao lado dos outros municípios selecionados.
“É com grande alegria que recebemos o resultado. Uma vez que nutricionista, acredito que a instrução nutrir seja o caminho para melhorarmos a qualidade da alimento, em próprio das crianças. Agradeço à Sedu pelo pedestal ao projeto, em próprio à Subdivisão de Alimento Escolar e à equipe de educadores do CEI-122, que fez um trabalho reluzente, levando temas complexos de forma ligeiro e lúdica para os pequenos”, declarou Renata.
Para 2025, a expectativa é que mais cinco CEIs participem da próxima jornada, além da inclusão de novos projetos que garantam boas práticas alimentares. “Estamos trabalhando em novos projetos para levante ano, fazendo o nosso melhor para que as crianças possam ter cada vez mais uma alimento de qualidade. A premiação simboliza o esforço, o carinho e o comprometimento de cada um que, dia em seguida dia, dá o seu melhor para prometer refeições saudáveis e feitas com paixão. É gratificante saber que nosso trabalho impacta vidas e contribui para o horizonte de tantas crianças”, ressaltou o Gerente da Seção de Suporte a Alimento Escolar, Felipe Dias.
Os impactos das ações em alimento escolar já eram perceptíveis no segundo semestre de 2024, quando uma pesquisa de satisfação referente ao atendimento realizada pela Subdivisão de Alimento Escolar, da Sedu, apontou 99,27% (ótimo/bom) de aprovação, na presença de 98,46% (ótimo/bom) registrado no primeiro semestre do mesmo ano.
“Esse título é consequência do ótimo trabalho que a equipe está realizando com as crianças da rede municipal de ensino. O tema têm rendido grande envolvimento das equipes escolares, uma conquista para a nossa secretaria, que valoriza a questão nutricional dos estudantes. Parabéns a todos os envolvidos no projeto”, destacou o secretário da Sedu, Clayton Lustosa.