O ex-deputado federalista e ex-presidente do PT, José Genoíno, está internado desde a última quinta-feira, 16, no hospital A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde realizou na sexta-feira, 17, uma cirurgia de retirada de um tumor.
De convenção com o boletim médico, o procedimento “ocorreu dentro do esperado, sem complicações ou intercorrências e durou 4 horas”. A cirurgia realizada por Genoíno foi na região do retroperitônio, que é uma membrana responsável pelo revestimento das vísceras da cavidade abdominal.
“Depois o procedimento, José Genoíno Neto foi guiado, hemodinamicamente inabalável, para a UTI, onde permaneceu por tapume de 24h. Na manhã do dia 18/01/2025 o paciente teve subida da UTI e já retornou ao quarto onde permanecerá em reparo”, diz o enviado assinado pelo médico Samuel Aguiar, que é líder do Meio de Referência de Tumores Colorretais.
Genoíno presidiu o PT entre 2003 e 2005, quando estourou o escândalo do mensalão. Ele foi denunciado pelos crimes de prevaricação ativa e formação de quadrilha, em 2012. Dois anos depois, ele foi absolvido do violação de formação de quadrilha, mas foi mantida a pena por prevaricação passiva. Ainda no mesmo ano, o Supremo Tribunal Federalista (STF) extinguiu a pena do ex-deputado.
Atualmente, Genoíno tem se apresentado com uma voz sátira a algumas medidas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma vez que o busto fiscal.
Leia Também: Bolsonaro se diz constrangido por não ir à posse de Trump