Grande secção do país está em alerta de potencial transe para chuvas intensas neste domingo (19), segundo previsão do Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet). Uma filete que se estende do setentrião do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Região Federalista, tem previsão de altos volumes de chuvas e ventos intensos.
A formação de sistema de baixa pressão na Região Sul do país tem intensificado as chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde o alerta é de transe. No noroeste, sudoeste e em secção do núcleo do Rio Grande do Sul, há risco de vendaval, com ventos variando entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h) até as 18 horas deste domingo.
A formação de uma ampla espaço de baixa pressão deve originar um furacão que se intensificará, cruzará o estado e se deslocará para o oceano entre a noite de domingo e a segunda-feira (20).
Estão previstas pancadas de chuva poderoso com trovoadas e volumes superiores a 50 milímetros em 24 horas. Também podem ocorrer queda de saraiva e rajadas de vento supra de 80 km/h entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Essa instabilidade se deslocará para o setentrião de Santa Catarina e o Paraná, na tarde da segunda-feira, atingindo também secção do litoral gaúcho, até perder força durante a noite. Em Porto Satisfeito a temperatura máxima será de 33 graus Celsius (ºC), e a mínima, de 23ºC.
Em Brasília, a previsão também é de firmamento com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. A máxima será de 28ºC, e a mínima, de 18º. Em Salvador, a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada e temperatura que varia de 23ºC a 29º.
Leia Também: Jornal espanhol diz que futuro de Vini Jr. no Real é ‘incógnita’ diante de interesse saudita