Depois um primícias no Campeonato Carioca que não animou os seus torcedores, o Botafogo quer dar sequência à sua volta por cima diante do Sampaio Corrêa, neste sábado, no estádio Lourivaldão, pela terceira rodada da Taça Guanabara, a primeira período do torneio.
No último jogo, o Botafogo enfrentou em lar a Portuguesa e venceu por 2 a 0, se recuperando da guião na estreia, por 2 a 1, para o estreante Maricá. Por outro lado, o Sampaio Corrêa perdeu para o atual vice-campeão Novidade Iguaçu por 1 a 0, no Laranjão.
Ainda sem o grupo principal à disposição, o Botafogo continua com um elenco mútuo nestas primeiras rodadas. Recentemente, a diretoria do clube “driblou” uma polêmica nos bastidores envolvendo o pagamento procrastinado referente à premiação da Despensa Libertadores. Com a situação acertada com o grupo principal, o clima em General Severiano ficou mais ligeiro para os jovens entrarem em campo com uma pressão menor.
A principal incerteza para o confronto segue com Jeffinho, que ainda não foi relacionado para nenhuma partida. O atacante já se reapresentou e está treinando para a sequência da competição, mas a percentagem técnica prega cautela com o “retorno em definitivo” do jogador, que está praticamente desde maio sem jogar por conta de uma lesão na coxa direita. Durante oriente período, ele atuou somente no dia 21 de novembro, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão. Na ocasião, ficou em campo somente 24 minutos.
Carlos Leiria, técnico do sub-23 e que está adiante do profissional porquê interino, destacou a evolução do time posteriormente a vitória sobre a Portuguesa. “Quero valorizar justamente o que a nossa equipe fez de positivo. Fomos agressivos, buscamos o ataque a todo momento. Acredito que passada a estreia, isso nos favoreceu, de vestimenta. Conseguimos mostrar desenvoltura e até com perfil da competição. Foi importante mostrar o projecto de jogo. É parabenizar os jogadores pela atitude e pela segmento competitiva. Estou muito contente”, afirmou Leiria.
O Sampaio Corrêa não terá o seu técnico na extremidade do campo. Alfredo Sampaio cumprirá suspensão e a sua equipe será comandada pelo facilitar Josimar Ferreira.
O treinador utilizou os mesmos atletas na risco defensiva nas duas primeiras rodadas do Carioca. Apesar do resultado negativo na última rodada, a estratégia deve ser mantida pelo terceiro jogo contínuo.
A maior incerteza está no ataque. Na estreia, o experiente Elias, que tem 38 gols em 67 jogos com a camisa do time de Saquarema, foi o titular. No entanto, o desportista não começou o último jogo e foi substituído por Iacovelli. O time ainda não balançou as redes.
O técnico Alfredo Sampaio espera um time ofensivo na sequência, com um futebol competitivo e vistoso. “O futebol é para ser jogado com qualidade. A nossa teoria de jogo é que seja uma equipe técnica, que jogue vertical e que tenha coragem para jogar. Futebol é para ser jogado com alegria e com crédito. Portanto, a minha expectativa é que a nossa equipe tenha essa propriedade e jogue um bom futebol. Um futebol competitivo, mas com bastante qualidade e respeitando as movimentações táticas.”
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA X BOTAFOGO
SAMPAIO CORRÊA – Zé Carlos; Eliandro, Marreta, Thuram e Guilherme; Dantas (Daniel Vançan), Gabriel Agú e Luan; Max, Rafael Pernão e Iacovelli (Elias). Técnico: Josimar Ferreira (Facilitar).
BOTAFOGO – Raul; Newton, Kawan, Serafim e Rafael Lobato; Patrick de Paula, Kauê e Vitinho; Yarlen, Carlos Alberto e Matheus Promanação. Técnico: Carlos Leiria (interino)
ÁRBITRO – Lucas Neves Borja de Almeida.
HORÁRIO – 16h30.
LOCAL – Estádio Lourivaldão, em Saquarema (RJ).