Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo segue até 21 de janeiro. De concórdia com o cronograma solene, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
Gerido pelo Ministério da Ensino (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Examinação Pátrio do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de concórdia com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.
A letreiro é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O entrada ao sistema de letreiro é realizado com as informações de login e senha para entrada aos serviços digitais do governo federalista, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, involuntariamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
No ato da letreiro, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É verosímil mudar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A letreiro válida será a última registrada no sistema.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de letreiro ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na exigência de treineiro podem participar do Sisu.
Leia Também: Bolsonaro recorre de decisão para poder assistir à posse de Trump nos EUA