SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A 1573 Estádio teve clima de Despensa do Mundo na madrugada desta quinta (16) com a dobradinha brasileira na segunda rodada do Australian Open.

 

APOIO EM MASSA AOS BRASILEIROS

A torcida do Brasil compareceu em peso à quadra em Melbourne para concordar Bia Haddad e João Fonseca. As partidas de ambos foram marcadas em sequência e no mesmo palco, o que facilitou a logística dos fãs e ajudou a produzir um envolvente mais hospitaleiro para a dupla.

A paulista de 28 anos passeou em seu duelo, embalada pelo “caldeirãozinho” que virou a estádio. Bia não teve dificuldade para escadeirar a russa Erika Andreeva por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e apresentou uma atuação mais segura depois o sufoco que levou na estreia. Número 17 do mundo, a brasileira confirmou o nepotismo contra a adversária, ranqueada em 86.

Ela exaltou a pujança no lugar e foi torcer por João na arquibancada pintada de verdejante e amarelo por inúmeras camisas da seleção, em uma atmosfera digna de Maracanã. Além da tradicional vestimenta de torcedores brasileiros e da bandeira vernáculo, também foram vistos uniformes de Flamengo, Vasco, Santos e de outros times entre o público presente.

A torcida continuou fazendo sarau e empurrou o carioca de 18 anos a levar o primeiro set de maneira emocionante. Ele largou na frente do italiano Lorenzo Sonego ao vencer o tie-break inicial por 8 a 6, levando os fãs à loucura e incendiando a estádio, que contava com fileira no lado de fora. Gritos encorajadores eram ouvidos a todo momento.

O ânimo dos torcedores foi diminuindo conforme viram João tombar de rendimento e o justador virar nos dois sets seguintes. O percurso do jogo esfriou a euforia, mas não fez os brasileiros desacreditarem. Apesar da “invasão brasileira”, Sonego também tinha base nas arquibancadas e reunia forças com os acertos.

Fonseca reagiu na sequência e puxou novamente o base em tamanho na 1573 Estádio. Ele encontrou forças na torcida, que ficava bradando seu nome e “Eu acredito”, e inflava a arquibancada depois seus pontos. O brasiliano conseguiu se restaurar, controlou o italiano e levou a decisão para o quinto e último set.

O novo fenômeno do tênis não resistiu em sua primeira partida de cinco sets, mas saiu ovacionado da quadra. João Fonseca teve seu esforço e talento reconhecidos pelos presentes e também por seu justador, que se juntou à plebe que aplaudia enquanto o brasiliano se despedia depois a guia por 3 sets a 2.

O fenômeno brasiliano volta à quadra na próxima semana para o Challenger 125 de Quimper, na França, terá novo contato com a torcida brasileira na disputa do Rio Open, em fevereiro. Nesse meio tempo, ele também participará da Despensa Davis, representando o time brasiliano, e do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.

Leia Também: João Fonseca encara derrota como ‘aprendizado’ e comemora sequência ‘excepcional’ e Top 100