Já reparou em seu rosto mais inchado em seguida uma noite fora ou uma repasto mais pesada? Esse inchaço facial, sabido popularmente porquê “rostro de sushi”, pode ser causado pelo consumo de mantimentos ricos em sódio, explicam especialistas.

 

 
O que motivo o inchaço facial?

De negócio com a nutricionista Starla Garcia, de Houston, Texas, e a dermatologista Rebecca Baxt, de Paramus, Novidade Jersey, o inchaço é resultado da retenção de líquidos que o corpo realiza para lastrar os altos níveis de sódio ingeridos. Esse fenômeno foi denominado de “rostro de sushi” pela atriz Julianne Moore, devido ao consumo frequente de mantimentos porquê sushi, que incluem molho de soja e carboidratos refinados, conhecidos por contribuir para a retenção de líquidos.

“Normalmente, em seguida uma repasto rica em sódio, o corpo tenta reter chuva para se lastrar, o que pode incluir áreas porquê o rosto,” explica Starla Garcia em entrevista ao portal Healthline.

Provisões que contribuem para o inchaço facial
Entre os principais mantimentos que podem provocar inchaço no rosto estão:

Macarrão momentâneo
Sushi (mormente com molho de soja)
Carnes processadas porquê presunto, salame, bacon e chouriço
Leite e derivados porquê queijos
Provisões fritos
Pretzels e batatas fritas, incluindo de pacote
Bebidas alcoólicas
Condimentos e molhos, porquê ketchup e molho de soja
Esses mantimentos são ricos em sódio e, em alguns casos, contêm glutamato monossódico (MSG), que pode intensificar a retenção de líquidos.

Porquê evitar o inchaço

Para prevenir o inchaço facial, os especialistas recomendam evitar o consumo excessivo de mantimentos ricos em sódio, mormente à noite. Manter-se hidratado e lastrar a dieta com mantimentos ricos em potássio, porquê bananas e vegetais verdes, também pode ajudar a minimizar os efeitos do sódio no organização.

Ou por outra, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e processadas contribui para a saúde universal e ajuda a evitar o inchaço facial em seguida as refeições.

Leia Também: Intestino saudável? Se tiver esses sintomas a resposta pode ser não