Um operação realizada pelo Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba e da Vigilância Sanitária (Visa), com o esteio da Guarda Social Municipal (GCM), vistoriou 13 estabelecimentos, em 10 bairros da cidade, durante ação que começou na noite de sábado (11) e avançou até a madrugada deste domingo (12). Em nove pontos foram constatadas irregularidades administrativas e houve autuação ou notificação. A Visa também emitiu outras nove multas, ao todo.
A ação, motivada a partir de denúncias, contemplou estabelecimentos nos bairros: Jardim Maria Antônia Prado, Vila Hortência, Meio, Parque das Laranjeiras, Jardim Novidade Esperança, Jardim Santa Esmeralda, Parque das Paineiras, Vila Helena, Vila Fiori e Jardim Santa Marta.
Três locais estavam fechados no momento da fiscalização e em outro não foi constatada atividade mercantil no imóvel. Porém, um bar no Jd. Maria Antônia Prado acabou multado por falta de alvará, atividade geradora de poluição sonora e por funcionar depois a meia-noite sem alvará privativo. Outro, na Vila Hortência, foi autuado por falta de alvará e obstrução da lajeada, enquanto um no Parque das Laranjeiras devido à falta de alvará privativo.
Quatro estabelecimentos, no Jd. Santa Esmeralda, Parque das Paineiras, Vila Helena e Parque das Laranjeiras, foram notificados pela falta de alvará, ao passo que um no Meio da cidade por falta de alvará e obstrução da lajeada. No Jardim Novidade Esperança, a notificação ocorreu por falta de alvará e atividade geradora de poluição sonora.
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e as autoridades policiais contam, sempre, com o esteio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).