Operação integrada recolhe 15 toneladas de inservíveis e interdita ferro-velho no Parque das Laranjeiras

Fotos: Seplan e Sesu

A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quarta-feira (8), operação integrada das secretarias de Segurança Urbana (Sesu), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), no Parque das Laranjeiras, Zona Setentrião da cidade. A Guarda Social Municipal (GCM) deu esteio à ação e, ao todo, foram recolhidas 15 toneladas de inservíveis e um tarega acabou interditado.

Os materiais abandonados pelo bairro e retirados pelas equipes eram, sobretudo, colchões e papelão molhados, pedaços de móveis apodrecidos, entre outros, além de vegetação e entulhos.

Quanto ao tarega interditado, a equipe da Fiscalização de Posturas, ligada à Seplan, constatou a falta de licença de funcionamento e o estabelecimento só pode voltar a operar caso o proprietário regularize a situação. A ação visa coibir casos de receptação de materiais sem proveniência ou claro de pilhagem.

Ao passo que uma equipe do programa “HumanizAção”, ligado à Secretaria de Gabinete Médio (SGC) e ao Serviço de Obras Sociais (SOS) realizaram atendimentos a oito pessoas em situação de rua que estavam no bairro.

“Realizamos essa operação integrada para contribuir com a segurança e bem-estar dos moradores do bairro. Fazemos isso incessantemente, em pontos específicos da cidade, trazendo tranquilidade a todos os moradores e lutando contra a criminalidade. Mas ações desse tipo vão continuar”, ressalta o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e as autoridades policiais contam com o esteio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).