Sorocaba planeja implantar Centro de Operações semelhante ao Rio de Janeiro

 

A Prefeitura de Sorocaba planeja instalar um Meio de Operações semelhante àquele montado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com o objetivo de antecipar ações preventivas a emergências climáticas. Nesta segunda-feira (6), o prefeito Rodrigo Manga conheceu essa unidade, escoltado do prefeito da cidade carioca, Eduardo Paes.

O Meio de Operações da Prefeitura do Rio opera, inclusive, com o aplicativo Waze e o Google, além de um programa peculiar da Nasa, com o propósito de antecipar emergências climáticas, de forma a dotar ações em tempo, minimizando eventuais riscos à população. O Rio de Janeiro implementou tal iniciativa em seguida tolerar as tragédias decorrentes das chuvas intensas registradas em 2010.

“Já temos nosso Meio de Controle Operacional Integrado (CCOI) e o objetivo é trazer esse novo formato de operação. vamos iniciar as tratativas, que devem ocorrer junto com as obras de macrodrenagem na região médio da cidade, previstas para serem iniciadas neste ano, porquê forma resolver as questões de alagamentos”, destaca Rodrigo Manga.

 

Pacto Federativo

Na ocasião, Eduardo Paes também demostrou suporte a Rodrigo Manga para fomentar as discussões da revisão Pacto Federativo, com o objetivo de fortalecer e viabilizar mais recursos governamentais para os municípios.

“Nesse sentido, vamos visitar prefeitos de outras grandes capitais, porquê São Paulo e Florianópolis, para ampliar essa rede em prol da melhoria da qualidade de vida da população”, finaliza o Gerente do Executivo de Sorocaba.

O Pacto Federativo consiste é um conjunto de regras que dividir as competências e organiza o funcionamento dos entes da Federação brasiliano, ou seja, União, Estados, Região Federalista e Municípios.