A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, retirou o meia Dani Olmo e o atacante Pau Víctor da lista de inscritos da competição. Através de um enviado, a entidade afirmou que o clube não apresentou ‘nenhuma selecção’ para o cumprimento das regras de controle econômico e, por isso, não poderá inscrever nenhum desportista a partir do dia 2 de janeiro.
Dani Olmo só foi inscrito na LaLiga até 31 de dezembro, aproveitando a longa falta de Andreas Christensen, lesionado. O Barcelona usou um item das regras orçamentárias da LaLiga, referente a casos de lesão prolongada de um jogador. Com isso, foi provável destinar 80% do salário do zagueiro dinamarquês para contratar o craque espanhol. Com Christensen restaurado, é necessário readequar o negócio. O mesmo ‘modus operandi’ foi usado no caso de Pau Víctor.
O clube tentou recorrer ao Tribunal de Primeira Instância 47 de Barcelona, mas não obteve sucesso. As acusações feitas pelo clube foram recusadas, o que levou a LaLiga a retirar Dani Olmo e Pau Víctor da lista de inscritos. A situação do primeiro é mais preocupante, justamente por ter exigido um eminente investimento por segmento do clube catalão, na vivenda dos R$ 355 milhões.
Dani Olmo pode, inclusive, optar pela rescisão unilateral com o clube, haja vista uma cláusula em contrato. Recentemente, o Barcelona havia apresentado garantias com os acordos de vendas dos camarotes VIP do Camp Nou, mas a iniciativa acabou não sendo suficiente na visão da LaLiga. Já Pau Víctor não possui essa cláusula em seu vínculo com o clube.
O Barcelona corre contra o tempo para inscrever os atletas, assim uma vez que prometera o presidente Joan Laporta até para não decorrer o risco de perder uma de suas principais estrelas de perdão.
Aos 26 anos, Olmo disputou 11 partidas pelo Espanhol e marcou 5 gols. O Barcelona fechou 2024 na terceira posição no campeonato, com 38 pontos. O líder Atlético de Madrid soma 41 pontos, e o Real Madrid, 40.