A Red Bull ainda celebra o tetracampeonato mundial de Max Verstappen na Fórmula 1, mas já pensa no horizonte. A equipe austríaca deseja ter no grid a partir de 2026 o competidor Arvid Lindblad. Aos 17 anos, o britânico de progénie sueca é tido porquê uma das principais promessas da Ateneu de Pilotos da marca e está sendo trabalhado de maneira privativo para chegar à escol do automobilismo.
“Estamos fazendo um programa privativo para ele , mandando-o para a Novidade Zelândia durante o inverno e o objetivo é conquistá-lo para que ele obtenha os pontos necessários para sua superlicença”, comentou Helmut Marko, mentor da Red Bull, ao jornal espanhol “Marca”. “Não estamos à procura de um novo Max Verstappen, estamos à procura de um novo vencedor. E acho que o próximo que parece realmente promissor é Arvid Lindblad”, afirmou.
Lindblad competiu pela Prema na Fórmula 3 em neste ano. Ele fechou a temporada na quarta posição, com quatro vitórias, incluindo um ótimo desempenho em Silverstone, onde faturou tanto a corrida principal quanto a sprint. Em 2025, o prodígio vai passar na Fórmula 2 pela Campos Racing.
“O que o torna fabuloso é sua velocidade pura. Em uma das corridas de Fórmula 3 ele ultrapassou, não sei, dez ou 14 outros pilotos em uma volta”, comentou Helmut. “Ele venceu a corrida sendo o último nestas condições complicadas: molhado, sedento etc. No próximo ano, ele correrá na Fórmula 2 e está fazendo uma preparação muito boa.”
Arvid Lindblad teve a paixão pela velocidade alimentada aos três anos, quando ganhou de presente uma bicicleta motocross. Ele próprio admite que não gostou da experiência, mas tudo mudou quando experimentou o kart. Oliver Rowland, estrela da Nissan na Fórmula E, foi quem acolheu o prodígio quando ele tinha unicamente nove anos e continua trabalhando porquê treinador de Lindblad. Foi com a ajuda do mentor que o britânico ascendeu rapidamente.
“Ele tem muito peso sobre os ombros, acho que um claro elemento de expectativa da Red Bull, mas da nossa perspectiva, temos de nos concentrar em melhorar a cada vez que pilotamos”, comentou Rowland ao site Autosport.
Lindblad é tratado porquê o primeiro da fileira para elevar à Fórmula 1 em uma eventual saída de Yuki Tsunoda depois a temporada de 2025. O nipónico vai fazer parceria na RB com o franco-argelino Isack Hadjar, que preencheu a vaga de Liam Lawson, substituto de Sergio Pérez na Red Bull.
A Ateneu de Pilotos da Red Bull é considerada a melhor da Fórmula 1 na atualidade. Oito dos 20 pilotos no grid em 2025 foram forjados na equipe austríaca: Verstappen e Lawson (Red Bull); Tsunoda e Hadjar (RB); Sainz e Albon (Williams) e Gasly e Doohan (Alpine).