A Guarda Social Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um varão de 21 anos de idade, às 8h58 desta terça-feira (24), posteriormente a mãe denunciá-lo por violação de medida protetiva judicial, que o impedia de se aproximar dela. Conforme relato da vítima, ela se deparou com o culpado no quintal de sua vivenda, na Vila Barão, Zona Oeste da cidade.
A mulher, de 41anos de idade, acionou a GCM por meio de aplicativo de celular voltado às vítimas de violência doméstica, amparadas por meio de medida judicial. No sítio, os guardas encontraram o culpado, bastante transtornado, tentando arrombar a porta da residência.
Diante da situação, a GCM entrou no sítio, dando voz de prisão. Porém, o varão resistiu e empreendeu fuga. Depois perseguição, o culpado retornou à vivenda de sua mãe, subindo no telhado e, passou a fazer ameaças quebrando telhas da residência e de casas vizinhas.
Com suporte de outra viatura, os GCMs subiram no telhado e conseguiram detê-lo com arma de condutividade elétrica.
A GCM conduziu o varão à Delegacia de Resguardo da Mulher (DDM) de Sorocaba, onde foi orientado que o culpado fosse guiado para atendimento médico devido a algumas escoriações provocadas pelo próprio padrasto, segundo ele. O mesmo foi atendido na UPH Zona Oeste.
Finalmente, a GCM retornou com o varão ao Plantão Policial, onde a DDM elaborou boletim de ocorrência por descumprimento de medida protetiva – flagrante delito. Na sequência, foi guiado à carceragem do Plantão da Polícia Social, ficando à disposição da Justiça.