SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os inscritos reintegrados no CNU (Concurso Pátrio Unificado) que estão concorrendo a vagas para candidatos pretos e pardos serão convocados para o procedimento de heteroidentificação a partir desta segunda-feira (23).
Aqueles que já haviam pretérito pelo processo não serão chamados novamente, assim, unicamente os candidatos que tiveram suas provas corrigidas posteriormente, posteriormente pacto com o Ministério Público Federalista, devem participar. Para conferir a convocação, é preciso acessar o menu “Resultados e Convocações” da dimensão do candidato, no site da Cesgranrio, organizadora da seleção.
Depois a convocação, os candidatos negros deverão se apresentar à percentagem de heteroidentificação, que será realizada nos dias 11 e 12 de janeiro. A divulgação dos resultados finais do concurso está prevista para o dia 11 de fevereiro, mesmo período em que as convocações para os cargos devem ocorrer.
A percentagem é composta por cinco integrantes e seus suplentes, que não terão os nomes divulgados. No edital do concurso, é previsto que as pessoas que fazem secção dela devem apresentar variedade quanto ao gênero, à cor e, sempre que verosímil, à origem regional.
O critério fenotípico (figura) será utilizado exclusivamente para a avaliação. Durante o processo, os candidatos terão seus dados biométricos coletados e serão submetidos a inspecção grafológico.
O procedimento será filmado pela Instalação Cesgranrio e o candidato que se recusar a participar da filmagem ou a realizar a coleta de dados biométricos será eliminado do CNU.
Aqueles que não tiverem sua autodeclaração confirmada, se tiverem pontuação suficiente para prosseguir nas demais fases, passarão a concorrer para as vagas de ampla concorrência.
No caso das vagas reservadas a pessoas indígenas, o procedimento de verificação será realizado pela percentagem de verificação documental complementar, também nos dias 11 e 12 de janeiro. Os resultados preliminares para os dois casos serão divulgados no dia 17 de janeiro.
PERÍCIA MÉDICA
Entre os dias 6 e 10 de janeiro acontecerá a perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararam com deficiência por meio de estudo da documentação médica enviada durante a letreiro.
A divulgação dos resultados preliminares da avaliação biopsicossocial das pessoas com deficiência está prevista para 17 de janeiro e os recursos poderão ser enviados nos dias 17 e 18 de janeiro.
MUDANÇAS NO CNU
Os resultados finais do CNU estavam previstos para o dia 21 de novembro, mas foram adiados para satisfazer um pacto fechado entre União, MPF (Ministério Público Federalista) e Instalação Cesgranrio para emendar provas e redações de mais 32.260 candidatos.
Com a mudança, foram corrigidas mais provas discursivas dos que concorrem às cotas para negros. Aliás, candidatos que haviam preenchido incorretamente a ficha de identificação do cartão de respostas foram reintegrados, para satisfazer regra decisão judicial.
VEJA O NOVO CALENDÁRIO DO CNU
- Lanço Data Convocação para o procedimento de verificação da quesito declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros 23 de dezembro de 2024
- Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência 6 a 10 de janeiro de 2025
- Procedimento de verificação da quesito declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas 11 e 12 de janeiro de 2025
- Resultado prévio da avaliação de títulos. 15 de janeiro de 2025
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado prévio da avaliação de títulos 15 e 16 de janeiro de 2025
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da verdade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 17 de janeiro de 2025
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da verdade da autodeclaração prestada por candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 17 e 18 de janeiro de 2025
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos 11 de fevereiro de 2025 Previsão de divulgação dos resultados finais 11 de fevereiro de 2025