Vinicius, Luciano e Fabricio, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo (SP), desenvolveram um software de Reconhecimento de Sinais, que identifica um sinal em libras e o converte em texto.
Os criadores, além de conquistarem o 9º lugar na votação popular da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), também foram convidados para participar da Mostratec Jovem-Pará, feira de ciência e tecnologia.
O projeto já conta com 100 sinais em libras programados para reconhecimento e foi desenvolvido pelo sistema operacional Ubuntu. Através de uma biblioteca de códigos e uma câmera, o software reconhece gestos e sinais de mão, face e corpo.
Confira!
Luciano, um dos criadores do projeto, tem dificuldades de fala, pois nasceu com lábio leporino. Por isso, desde que iniciou as aulas, já tinha um propósito definido sobre o que gostaria de fazer durante os estudos.
“Por conta do meu problema, falei com meu pai que, quando iniciasse o curso, queria fazer algo para ajudar as pessoas, isso foi o que mais me motivou e me motiva a continuar com o projeto”, explica Luciano.
Os estudantes desenvolveram o software como projeto de TCC e contaram com a orientação e supervisão de seus professores e mentores. Parabéns, meninos! 💜
Fonte: Governo de São Paulo
Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar