ANA CORA LIMA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Depois de algumas pequenas participações em novelas da Mundo, Vanessa Giácomo, 41, conquistou seu primeiro grande papel no remake de “Cabocla”, em 2004. Ela interpretou ninguém menos que a protagonista Zuca, vivida por Glória Pires na primeira versão exibida 25 anos antes. Atualmente, a trama está em reprise na fita Edição Privativo, nas tardes da emissora, e marcou a estreia de Vanessa uma vez que protagonista, quando tinha somente 21 anos.
Vanessa contou que deixou Volta Redonda para tentar a curso de atriz no Rio de Janeiro, mas tinha um prazo estipulado pelo pai para se firmar na profissão, já que ele arcava com os custos de sua vida fora de morada. “Faltava pouco para esse prazo completar, portanto pedi que minha mãe ligasse para o Mário Lúcio Vaz (1933-2019) para marcar uma reunião com um diretor da Mundo. Deu muito claro, e fui conversar com ele”, relembrou a atriz.
A atriz continuou: “Eu só tinha um videobook e a minha coragem. Ele tentava entender o que eu estava fazendo ali, porque nem passava por ele a questão dos testes. Mas ele acabou sugerindo o meu nome ao diretor da romance, Ricardo Waddington”, contou. Vanessa disse que nem sabia que o responsável da trama, Benedito Ruy Barbosa, procurava uma novata para o papel de protagonista – um rosto ainda incógnito da TV. “Os testes já estavam acontecendo, mas ainda não tinham escolhido a Zuca”, completou em entrevista ao Desfoque Podcast.
“Fui no último dia do teste. Entrei para fazer o teste para a Zuca. Não sabia que era para a protagonista, nem que a Glória Pires tinha feito o papel antes. Não sabia zero, nem o nome da romance. Graças a Deus não sabia de zero disso, porque teria ficado muito mais nervosa”, comentou. Giácomo contou que fez sua gravação em uma sexta-feira e, na segunda-feira seguinte, recebeu a notícia de que havia sido aprovada.
Ela, que não tem mais contrato fixo com a Mundo desde o ano pretérito, também contou o que ouviu de Vaz: “Você foi para um caminho nesse teste que ninguém mais foi. Não quero que você mude zero, porque você demonstrou uma pureza. O texto trazia uma brejeirice, mas você não foi para a sensualidade e sim para um tanto muito puro. É a Zuca que a gente quer. O Benedito está doido, ele falou que é você.” Foi só portanto que Vanessa descobriu que seria a protagonista da trama.
Leia Também: Claudia Leitte é investigada por intolerância religiosa por remover ‘Iemanjá’ de canção