Confira o calendário de pagamento do INSS em 2025

(FOLHAPRESS) – O INSS (Instituto Pátrio do Seguro Social) já definiu as datas de pagamento de aposentadorias, pensões e demais benefícios previdenciários em 2025. Os valores começam a ser depositados pelo instituto nas contas dos segurados no dia 27 de janeiro.

 

Os beneficiários recebem o moeda conforme o número final do mercê, sem considerar o dígito verificador, e o valor a quem tem recta. Aposentados com um salário mínimo recebem antes. Depois, o pagamento é feito para quem ganha supra do mínimo até o teto da Previdência.

O novo calendário é válido para murado de 40 milhões de beneficiários do instituto que já recebem aposentadoria, pensão, auxílio ou BPC (Mercê de Prestação Continuada). Quem se reformar ao longo de 2025 também irá receber conforme as datas previstas no calendário anual.

Dados apresentados pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, apontam que o valor médio de aposentadoria pago no país é de R$ 1.800. Do totalidade de beneficiários, 60% recebem até um salário mínimo.
O segurado também pode conferir o pagamento do INSS em 2025 no aplicativo ou site Meu INSS, por meio do extrato de pagamento. No site solene do INSS também está publicado o calendário. Ele pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.gov.br/inss/pt-br.

VEJA COMO CONFERIR O CALENDÁRIO DO INSS

O segurado consegue conferir, no aplicativo ou site Meu INSS, se os valores estão provisionados na conta. Essa informação costuma brotar entre cinco e sete dias antes de inaugurar o pagamento do mês de conhecimento.

No dia em que começa a liberação dos benefícios, todos segurados conseguem conferir o valor provisionado no extrato do INSS.

– Acesse Meu INSS
– Informe CPF e senha do portal Gov.br
– Na página inicial, vá em “Extrato de pagamento”
– Escolha a data de início e termo da consulta, e aparecerá o extrato do mês, conforme a conhecimento

PAGAMENTOS DE 2024 TERMINAM NO INÍCIO DE JANEIRO

Os pagamentos do INSS são feitos conforme o mês de conhecimento. As competências de um mês começam a ser pagas no final dele e seguem até o início do outro mês. Por exemplo: a conhecimento de dezembro começa a ser liberada no dia 20 de dezembro e vai até 8 de janeiro.

Reajuste dos benefícios
Os benefícios do INSS devem ser reajustados no início do ano, em seguida a divulgação INPC (Índice Pátrio de Preços ao Consumidor) pelo IBGE (Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística). Quem recebe um salário mínimo terá o aumento supra da inflação, conforme a política de valorização do governo federalista.

FERIADOS BANCÁRIOS

Os pagamentos do INSS costumam ser interrompidos quando há feriados bancários conforme o calendário de feriados nacionais, mas o calendário pátrio, em universal, já vem formatado prevendo os feriados. Com isso, o segurado terá a certeza de que receberá o mercê dia especificado pelo INSS.

Nos feriados estaduais ou municipais, os depósitos não são interrompidos e, mesmo que não haja expediente em bancos, os valores estão disponíveis para saques em caixas eletrônicos e transferências, além de movimentações pela internet.

COMO MOVIMENTAR OS VALORES?

Os pagamentos podem ser movimentados conforme o tipo de conta escolhida pelos beneficiários. Em caso de conta ocasião exclusivamente para receber a aposentadoria, pensão, auxílio ou BPC, o saque é feito no caixa eletrônico. Com isso, mesmo em feriados, é provável ter entrada aos valores, caso já tenham sido depositados.

BANCOS RESPONSÁVEIS PELA FOLHA DE PAGAMENTO DO INSS MUDAM EM 2025

A Crefisa e o Banco Mercantil serão os bancos que têm a preferência de gerenciar a folha de pagamentos dos benefícios do INSS entre 2025 e 2029. As duas instituições venceram o leilão realizado em outubro de 2024.

Para quem já está jubilado, zero muda, mas para os beneficiários que ainda vão invadir o mercê a renda será paga, preferencialmente, em um desses bancos. Caso queira, no entanto, é provável pedir a transferência. Para isso, ao menos o primeiro pagamento precisa ser recebido no banco de origem do INSS.

Leia Também: Câmara aprova reforma tributária; texto vai à sanção de Lula