Lula encaminha ao Senado 17 indicações para agências reguladoras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Senado 17 indicações para cargos de direção em agências reguladoras. O conjunto de nomes foi publicado em edição extra do Quotidiano Solene da União (DOU) desta segunda-feira, 16. Todos os nomes deverão passar por sabatina com os senadores.

 

Uma vez que mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a vacância das cadeiras em agências reguladoras provocou disputas internas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e entre senadores da base de suporte ao governo no Congresso.

O presidente confirmou a indicação de Artur Watt Neto para o função de diretor-geral da Dependência Pátrio do Petróleo, Gás Originário e Biocombustíveis (ANP). Uma vez que revelou o Broadcast, a indicação do atual consultor jurídico da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) para a posição foi encabeçada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Já Pietro Sampaio Mendes – atual secretário de Petróleo, Gás Originário e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Força que estava cotado para assumir a chefia do órgão – também foi indicado para conceber a diretoria da ANP.

O presidente também trocou as indicações para a Dependência Pátrio de Aviação Social (Anac). Para diretor-presidente, retirou a indicação do atual substituto, Tiago Sousa Pereira, para indicar o diretor da Infraero Tiago Chagas Faierstein ao função de gerente do órgão. Lula também retirou a indicação de Mariana Olivieri Caixeta Altoé à Anac para enviar o nome de Rui Chagas Mesquita.

No função de diretor-geral da Dependência Pátrio de Transportes Terrestres (ANTT), Lula indicou o atual diretor do órgão Guilherme Theo Rodrigues Da Rocha Sampaio. Uma vez que mostrou o Broadcast Político, ele foi assinalado ao presidente pelo Ministro dos Transportes, Renan Fruto, com o suporte do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Para a Dependência Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente encaminhou o nome do Leandro Pinho Safatle – que estava no Ministério da Saúde – para o função de diretor-presidente. Para a diretoria do órgão, Lula também indicou Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares.

Para diretor-geral da Dependência Pátrio de Saúde Suplementar (ANS), Lula escolheu o atual gerente da Secretaria Pátrio do Consumidor (Senacon), Wadih Nemer Damous Fruto.

Para a diretoria da Dependência Pátrio de Águas e Saneamento Capital (ANA), o Planalto indicou três nomes: Larissa De Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva. Para a Dependência Pátrio de Mineração (ANM), foi indicado José Fernando De Mendonça Gomes Júnior.

Para a Domínio Pátrio de Segurança Nuclear (ANSN), Lula indicou Alessandro Facure Neves De Salles Soares para o função de diretor-presidente, além de Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias para assentos no colegiado. E para a Dependência Pátrio do Cinema (Ancine), o presidente indicou Patricia Barcelos.

Leia Também: 73% dos brasileiros apoiam idade mínima de 55 anos para aposentadoria militar