Operação integrada GCM e PM autua 150 veículos e coíbe pancadões e aglomerações

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) realizaram, no domingo (18), mais uma operação integrada em Sorocaba, para coibir “pancadões” e aglomerações. As ações ocorreram das 16h às 22h e 150 veículos foram autuados, no total.

Após denúncias, também houve o registro de quatro flagrantes de aglomerações em áreas públicas e oito estabelecimentos foram averiguados, em diferentes pontos da cidade.

A operação mobilizou 14 GCMs, em seis viaturas e 14 PMs, em quatro viaturas e seis motos. Ainda, atuaram dois agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e dois da Vigilância Sanitária Municipal. A ação contra “pancadões” ocorreu em áreas públicas no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia e Jardim Ipiranga, pontos onde costuma ocorrer concentração de pessoas.

Na ação no Jardim Paineiras, foram emitidas 110 autuações, contra 40 no Jardim Ipiranga. No bairro Vitória Régia, houve monitoramento da PM e GCM.


Averiguações

Equipes da GCM se deslocaram duas vezes até o Parque da Vila Formosa, durante o último plantão noturno, para averiguar denúncias de aglomeração, recebidas pelo fone 153. A primeira foi às 20h30 de domingo e havia pessoas nas escadarias, que se dispersaram após a chegada da viatura. Depois, à 0h24 desta segunda-feira (19), a GCM identificou um grupo fazendo baderna e com som salto, os quais foram orientados a deixar o local.

A GCM ainda esteve no Parque das Águas, à 0h20, onde havia aglomeração no estacionamento. Um veículo foi autuado e os guardas permaneceram ali até que as pessoas deixassem o local. À 0h25, novo caso de baderna e som alto, mas no mirante do Jardim Botânico, onde três veículos foram autuados. Já, às 2h20 também de segunda-feira, uma guarnição foi até a praça no bairro Carandá, para checar outra denúncia do tipo, mas não houve constatação de irregularidades.

A GCM ainda realizou patrulhamento preventivo em 77 próprios municipais, como unidades de saúde e de educação, de maneira a garantir a segurança e a preservação do patrimônio público.

Além do fone 153 da GCM, a população também pode acionar o fone 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades.

Segurança – Agência de Notícias