Fotos: Michelle Alves/Secom

Uma programação peculiar, com homenagens e música, marcou, na tarde desta terça-feira (10), as comemorações dos 20 anos do prédio da Livraria Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Elevado da Boa Vista. Inaugurada no dia 10 de dezembro de 2004, a Livraria Municipal de Sorocaba foi projetada pelo arquiteto Geraldo Moura Caiuby e possui 3 milénio m² de espaço construída, em arquitetura moderna, com linhas inspiradas nas curvas de um livro sincero.

O evento rememorativo contou com a presença do secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, do arquiteto Geraldo Moura Caiuby , do vice-presidente do Sorocaba Clube, Wlamyr Gusmão, do presidente do Sorocaba Clube, Benedito Maciel De Oliveira Fruto, da vereadora eleita Tatiane Costa, da patrão de gabinete da Secult, Fabiana Campolim, além de servidores, escritores e sócios da Livraria Municipal de Sorocaba.

Na ocasião, um dos homenageados foi o patrono da unidade, Jorge Guilherme Senger, que foi lembrado, sob potente emoção, pelo companheiro Wlamyr Gusmão, que também recebeu homenagem.

A Secretaria de Cultura também concedeu voto de congratulação ao arquiteto Geraldo Moura Caiuby, que agradeceu e falou do orgulho de ter sido o responsável por projetar o prédio e sobre suas ideias na quadra. “A primeira teoria que tive foi um livro sincero. Não foi um tanto absolutamente novo, mas achei que seria interessante para a cidade. Os pilares de concreto da ingressão representam as antigas enciclopédias; os painéis coloridos das laterais representam os livros e revistas. Já os vidros transparentes permitem que as pessoas que estão fora da livraria olhem e tenham vontade de entrar e quem está dentro não esqueça do mundo lá fora”, contou.

Para o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, Geraldo Moura Caiuby teve uma visão de porvir ao projetar o prédio. “Quando observamos um arquiteto de visão, porquê Geraldo Caiuby, que projetou um prédio para a livraria para uso diversificado, voltado a diversas atividades culturais, porquê música, cinema, teatro, e não unicamente às tradicionais de uma livraria, é muito interessante e de muito valor. Ele vislumbrou o porvir”, declarou.

Também receberam votos de parabéns as gêmeas Elena e Valentina Ferreira da Silva, de 2 anos, porquê as mais jovens leitoras da Livraria Municipal “Jorge Guilherme Senger”, e Gilberto Silva Lescura, de 87 anos, porquê o mais experiente leitor da unidade.

O evento contou ainda com atrações musicais, porquê o maestro e pianista Adriano Del Mastro Contó, que também apresentou um concerto no dia da inauguração da Livraria Municipal, em 2004, e o servidor da Secult, Luiz Pádua.

 

Sobre a Livraria Municipal de Sorocaba

Administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a Livraria Municipal “Jorge Guilherme Senger” conta com auditório para 100 pessoas, saguão para exposições, salas de estudo, espaço para leitura, espaço para atividades de artesanato, envolvente infantil e espaço inclusivo.

Atualmente, o espaço público possui 11.515 associados e, por mês, é realizada uma média de 1.500 empréstimos de livros. Entre as obras disponíveis estão de autores clássicos da literatura brasileira, porquê Machado de Assis (“Memorial de Aires” e “A mão e a luva”), Aluísio de Azevedo (“O cortiço” em audiolivro); José de Alencar (“O guarani”, “Ubirajara” e “A viuvinha”), Carlos Drummond de Andrade (“A rosa do povo”), entre outros. Também há livros de autores clássicos da literatura estrangeira, porquê Gabriel García Márquez (“Viver para recontar”), Agatha Christie (“A cidade ilhada”) e J.K. Rowling (“Harry Potter”), entre outros. O atendimento é presencial, mas com consulta ao catálogo on-line, pelo site: pmsorocaba.phlnet.com.br.

Para se tornar associado, o cidadão deve apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência em nome do titular ou de um parente. No caso de um juvenil com menos de 14 anos, é necessário estar escoltado dos pais ou responsáveis. Cada associado pode emprestar até três livros durante o período de 15 dias, com possibilidade de renovação. Por sua vez, a terceira idade e pessoas com deficiência têm um prazo maior e podem permanecer com as obras por até 20 dias.

A Livraria Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Elevado da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955 ou ainda pelo e-mail: atendimentobiblioteca@sorocaba.sp.gov.br.