A partir desta semana, a Policlínica Municipal “Edward Maluf” passa a implantar o prontuário eletrônico para exames e consultas de especialidades na unidade. A rede municipal conta com o serviço do dedo na Atenção Primária, que contempla as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Com a mudança, que vem sendo testada de forma parcial e gradativa desde abril, houve aumento de produtividade de 11,25% entre os meses de abril e outubro de 2023 e 2024, passando de 52.011 atendimentos para 58.603, no período.
Com o prontuário eletrônico, além da melhora na gestão, consulta e produtividade, também há proveito sustentável pela redução de uso de papéis e se evita que o prontuário físico seja extraviado. Essa integração do dedo permite a ampliação do aproximação ao histórico, sendo provável constatar a assiduidade do paciente nas UBSs e, agora também, nos atendimentos com especialistas.
O prontuário eletrônico facilita o seguimento, pelo Poder Público, da frequência do paciente nos agendamentos e consultas, contribuindo na redução das faltas. No porvir, esse sistema também integrará as unidades de urgência e emergência, ampliando o alcance das consultas nos históricos dos pacientes.
O secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, enaltece a valor da implantação. “Esse é um grande progresso que trará mais facilidade e aumento de atendimentos. Para tanto, é fundamental que os pacientes sempre estejam com o cadastro atualizado, para que o contato das equipes de saúde, via WhatsApp ou telefone, seja mais preciso e eficiente”, pontua.