SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O léxico Merriam-Webster, dos Estados Unidos, publicou nesta segunda-feira (9) o que elegeu porquê a termo do ano de 2024: polarização.

 

A escolha anual da empresa é baseada no nível de pesquisa dos visitantes do site e, outrossim, na frequência de uso do termo. Polarização, segundo o editor universal do léxico, Peter Sokolowski, diz reverência a um “tipo muito específico de repartição”. Segundo relatou à sucursal Associated Press, a escolha “significa que estamos tendendo para os extremos em vez de para o meio.”

As eleições presidenciais dos EUA foram um dos fatores que influenciaram a decisão. A opção do Merriam-Webster por esta termo reflete aspectos científicos e metafóricos do termo. Em sua definição mais generalidade, polarização é o ato de “provocar possante desacordo entre facções ou grupos opostos”.

Ainda neste mês, o jornal The Economist também publicou o que elegeu ser a termo do ano: caquistocracia. A termo resume “o governo dos piores” em um único termo. Caquistocracia não é encontrada em fontes antigas; parece ter sido cunhada em inglês porquê um antônimo propositado para fidalguia, originalmente “governo dos melhores”.

Na publicação desta segunda, o léxico ainda elencou outros termos que considera os principais do ano, porquê democracia, ridículo, cognitivo e totalidade. No quadro universal, as escolhas refletem diretamente o cenário político e cultural dos EUA.

O cenário político global experimenta um pouco parecido. No Brasil, uma pesquisa do Datafolha apontou para uma polarização subida e inalterada no período anterior às eleições municipais. Em números, ambos os campos apoiadores do presidente Lula e de Jair Bolsonaro -representantes, cá, de uma polarização à esquerda e à direita- se mostraram maiores que um provável terceiro caminho -mais ao meio, em teoria.

De volta ao contexto americano, Sokolowski, responsável pela divulgação, afirmou que a escolhida do ano é uma “termo muito jovem” na língua inglesa. Destacou ainda que é frequentemente utilizada na descrição de relações raciais, políticas e ideológicas. “Polarizado é um termo que traz intensidade a outra termo”, acrescentou.

Nos últimos quatro anos, o léxico escolheu palavras também bastante relacionadas aos debates públicos à quadra. De 2023 a 2020, as escolhidas foram verídico, gaslighting, vacina e pandemia.

Outros dicionários americanos elegeram termos diferentes para 2024. Brat foi a escolhida pelo Collins, e Demure, pelo Dictionary.com. No Brasil, um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Teoria, com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn, estabeleceu sofreguidão porquê a termo do ano.