(UOL/FOLHAPRESS) – Nas contas da percentagem técnica, uma série de fatores atrapalharam o Palmeiras em 2024 -o pior ano de Abel Ferreira primeiro do clube (unicamente com a conquista do Paulistão).

 

O QUE DEU ERRADO?

LESÕES

O Palmeiras viu Piquerez, lateral esquerdo titular, suportar uma grave lesão no joelho no meio do ano que o tirou do resto da temporada. O atacante Bruno Rodrigues é outro nome lamentado, já que ele se lesionou no segundo jogo da temporada e quando estava próximo de retornar sofreu novidade lesão no joelho.

Estêvão, principal nome do time no ano, perdeu os dois jogos das oitavas de final da Despensa do Brasil contra o Flamengo e não se conseguiu estar 100% para os jogos contra o Botafogo pelas oitavas de final da Despensa Libertadores. O zagueiro Murilo também sofreu lesões na coxa e nos tornozelos e chegou a desfalcar o time nesta reta final.”

GOLS NOS MILÍMETROS”

O Palmeiras fez um jogo de ida péssimo contra o Flamengo na Despensa do Brasil e perdeu por 2 a 0. Na volta, no Allianz Parque, fez o gol cedo e chegou a marcar o segundo gol no 2º tempo, mas a arbitragem anulou por um impedimento no pormenor.

Contra o Botafogo, os milímetros foram o diferencial para o toque de mão de Gustavo Gómez no gol no final do jogo que levaria a decisão para os pênaltis na Libertadores. O gol acabou sendo anulado depois checagem do perito no

VAR.JOGOS LONGE DO ALLIANZ PARQUE

Abel Ferreira disse depois a vitória contra o Cruzeiro que um dos problemas do Palmeiras no ano foi a falta do Allianz Parque. A equipe teve duas derrotas no Brasileirão em dois jogos que mandou na Estádio Barueri pela pouquidade do Allianz, contra Inter e Athletico-PR.

“Quando faço o resumo da era toda, esse não foi paisagem [falta de eficácia]. Eu te digo qual foi: leste foi o ano que mais vezes o Palmeiras jogou fora do Allianz Parque. Sabias disso? Esse foi um dos nossos problemas leste ano”, afirmou Abel.

Ou por outra, no início da temporada, o gramado do estádio precisou ser reformado por conta de um problema no termoplástico, e o Alviverde jogou em Barueri.

EFICÁCIA

Apesar de Abel Ferreira negar o problema recentemente, o treinador reclamou diversas vezes sobre a falta de eficiência da equipe ao longo do ano. O Alviverde foi a equipe com maior média de finalizações do Brasileirão, mas pecava demais para marcar os gols.

O tema foi abordado desde a guião na Supercopa contra o São Paulo, em fevereiro, até o revés contra o Corinthians nesta reta final de Brasileirão. Nos dois jogos, o Palmeiras criou chances para vencer o competidor, mas não marcou gols.

REFORÇOS QUE NÃO TIVERAM O IMPACTO ESPERADO

O Palmeiras fez seu maior investimento da história em 2024 com quase R$ 200 milhões em reforços. Entre eles estava o badalado Felipe Anderson, com mais de 10 anos de futebol europeu, que chegou uma vez que a grande promessa para a temporada. No entanto, isso não aconteceu, e o jogador foi para o banco de reservas contra o Fluminense: são unicamente dois gols e duas assistências em 24 jogos na temporada.

Lázaro, contratado por empréstimo e com uma opção de compra milionária, também não conseguiu ter bons números. O lateral esquerdo Caio Paulista, que teve a chance de se firmar uma vez que titular depois a lesão de Piquerez, também não agradou.

Leia Também: Corinthians avança em renovação de Talles Magno